Exportar registro bibliográfico

Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: TARTUCE, GISELA LOBO BAPTISTA PEREIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FSL
  • Assuntos: MERCADO DE TRABALHO; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; JOVENS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender as tensões e intenções que regem a transição da escola ao trabalho, analisando como elas são vividas e percebidas em um contexto de crescente demanda por escolaridade e formação e, simultaneamente, de decrescente possibilidade de absorção pelo mercado de trabalho de parcela não desprezível da população economicamente ativa, especialmente a jovem. Utiliza-se da metodologia qualitativa baseada em entrevistas abertas e em profundidade e na observação em dois locais de procura de trabalho: as agências privadas de intermediação de emprego localizadas no maior cluster de intermediadores, situado no Centro da cidade de São Paulo, e a principal instituição brasileira de intermediação de trabalho sob a forma de estágios, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Foram entrevistados 45 jovens, de ambos os sexos, com idades variando entre 16 e 28 anos, que tinham pelo menos a escolaridade média e que estavam procurando trabalho. O trabalho de campo desenvolveu-se entre os meses de fevereiro e outubro de 2006. A tese estrutura-se em duas partes: na primeira, de caráter teórico, analisam-se os conceitos de qualificação, inserção, transição e juventude; na segunda, discorre-se sobre os procedimentos que nortearam a coleta de dados e a análise, e apresentam-se os resultados obtidos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.08.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      TARTUCE, Gisela Lobo Baptista Pereira. Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-31012008-105554/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Tartuce, G. L. B. P. (2007). Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-31012008-105554/
    • NLM

      Tartuce GLBP. Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-31012008-105554/
    • Vancouver

      Tartuce GLBP. Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-31012008-105554/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024