O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa (2007)
- Autor:
- Autor USP: MANCUSO, WAGNER PRALON - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/s0104-44782007000100009
- Subjects: EMPRESAS; BURGUESIA; CORPORATIVISMO
- Language: Português
- Abstract: Este artigo apresenta, em primeiro lugar, um balanço da produção acadêmica sobre o empresariado como ator político no Brasil. A idéia é argumentar que, desde a década de 1950 até hoje, uma parte importante desta literatura estrutura-se em torno de um debate fundamental: o empresariado que opera no Brasil é um ator político "forte" ou "fraco"? Em segundo lugar, este artigo propõe uma agenda de pesquisas sobre o tema. Para isto, levanta questões que, tomadas em conjunto, formam um roteiro abrangente para o estudo da matéria. A exposição do roteiro servirá para identificar elementos que podem ser explorados pela comunidade de cientistas sociais interessados no assunto em destaque
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- Título do periódico: Revista de Sociologia e Política
- ISSN: 0104-4478
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 28, p. 131-146, jun. 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MANCUSO, Wagner Pralon. O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Sociologia e Política, n. ju 2007, p. 131-146, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-44782007000100009. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Mancuso, W. P. (2007). O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Sociologia e Política, ( ju 2007), 131-146. doi:10.1590/s0104-44782007000100009 -
NLM
Mancuso WP. O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa [Internet]. Revista de Sociologia e Política. 2007 ;( ju 2007): 131-146.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-44782007000100009 -
Vancouver
Mancuso WP. O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa [Internet]. Revista de Sociologia e Política. 2007 ;( ju 2007): 131-146.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-44782007000100009 - Empresários e financiamento de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-44782007000100009 (Fonte: oaDOI API)
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