Exportar registro bibliográfico

As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: MARIANO, MARCIA REGINA CURADO PEREIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Assuntos: ANÁLISE DO DISCURSO; ARGUMENTAÇÃO; AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM; RETÓRICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho pretende levantar questões relativas ao uso e aos efeitos provocados pela utilização de estratégias argumentativas no discurso. Para exemplificar a importância de tais estratégias na construção da significação no uso da linguagem, elegemos como objeto de análise um discurso em especial, o pedagógico, e, dentro dele, optamos pelo estudo das avaliações no ensino superior, especificamente, das provas escritas, representantes do poder da linguagem no processo ensino/aprendizagem e do conflito existente na relação professor-aluno. A partir deste recorte metodológico, repensaremos, em especial, as figuras de argumentação e retórica, estratégias discursivas inesperadas - causam o efeito de surpresa no discurso - e privilegiadas, na medida em que permitem analisar não apenas o fazer persuasivo do enunciador, bem como a construção do ethos dos sujeitos envolvidos na situação comunicativa. Acreditamos que em todos os tipos de discurso a linguagem pode ser utilizada não apenas para convencer um interlocutor, mas para persuadi-lo. Tal fato nos leva a buscar no discurso do aluno quais são as estratégias utilizadas para este fim, e a tentar identificá-las dentro de um quadro teórico e metodológico discursivo. Para tanto, empreendemos um retorno às origens histórico-pedagógicas da avaliação, recorremos à Retórica Aristotélica e às Neo-Retóricas, à Teoria Semiótica de Greimas, à Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin, e a estudos sociossemióticos e discursivos queprivilegiam questões como a construção da identidade individual e social dos sujeitos por meio do discurso e os aspectos interacionais envolvidos nas relações sociais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.10.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARIANO, Marcia Regina Curado Pereira. As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Mariano, M. R. C. P. (2007). As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/
    • NLM

      Mariano MRCP. As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/
    • Vancouver

      Mariano MRCP. As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024