Atenção auditiva em crianças: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas (2007)
- Autores:
- Autor USP: FENIMAN, MARIZA RIBEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ATENÇÃO AUDITIVA; CRIANÇAS; ESCOLA PARTICULAR; ESCOLA PÚBLICA
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Comparar o desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas sem histórico de queixa de desatenção no Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada - THAAS. Método: Participaram deste estudo 154 crianças de ambos os gêneros na faixa etária de 6 a 11 anos e 11 meses, sem queixa auditiva e/ou afecção das vias aéreas superiores, com audição periférica normal bilateralmente, verificada por viagem auditiva com pesquisa dos limiares aéreos e timpanometria, com ausência de alteração de desenvolvimento intelectual, e sem apresentar dificuldade para compreender os testes. As crianças foram distribuídas em 2 grupos: G1: estudantes de escolas públicas e G2: estudantes de escolas privadas. A avaliação constituiu-se da aplicação do teste de atenção auditiva THAAS, que avalia a atenção auditiva sustentada, verificando a habilidade de escutar estímulos auditivos durante um período de tempo prolongado e responder somente para um estímulo específico. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos para as idades de 6, 8 e 9 anos para as diferentes variáveis (desatenção, impulsividade e decréscimo da vigilância), sendo que, os estudantes de escola pública apresentaram maior quantidade de erros de desatenção, e quanto aos erros de impulsividade, estudantes da escola privada obtiveram maior quantidade de erros. O decréscimo da vigilância teve maior diferença na pontuação entre as crianças da escola pública e privada emidades menores, igualando-se em crianças de maior idade. Conclusão: As crianças freqüentadoras de escolas públicas apresentaram escore mais baixo quando comparadas às de escola privada. A idade e o tipo de escola freqüentada pela criança devem ser considerados na aplicação do teste de atenção auditiva
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
- Nome do evento: Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
-
ABNT
MONTEIRO, C. Z. et al. Atenção auditiva em crianças: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. 2007, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2007. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Monteiro, C. Z., Camargo, R. A., Lemos, I. C. C., Ortelan, R. R., & Feniman, M. R. (2007). Atenção auditiva em crianças: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. In Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. Bauru: HRAC-USP. -
NLM
Monteiro CZ, Camargo RA, Lemos ICC, Ortelan RR, Feniman MR. Atenção auditiva em crianças: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Monteiro CZ, Camargo RA, Lemos ICC, Ortelan RR, Feniman MR. Atenção auditiva em crianças: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] - A clinical and genetic study on deafness in patients born to consanguineous parents
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