Agir do comunicador e discurso moral: identidade, eficácia e verdade (2007)
- Autor:
- Autor USP: BARROS FILHO, CLOVIS DE - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CRP
- Subjects: ÉTICA DA COMUNICAÇÃO; COMUNICAÇÃO (ANÁLISE DO DISCURSO)
- Language: Português
- Abstract: Esta tese é uma análise de discursos sobre o agir do profissional da mídia. Discursos enunciados pelos próprios profissionais, objeto da primeira parte, pelos acadêmicos de comunicação, analisados na segunda parte e por profissionais do mundo jurídico que põem termo ao trabalho. Desses discursos só interessam a essa investigação as reflexões sobre o agir ideal, sobre o dever ser da atuação desse profissional. Na primeira parte, analisamos o discurso moral enunciado por jornalistas, publicitários e relações públicas, colhidos em entrevista aberta. Propomos que pertencem a campos sociais distintos, relativamente autônomos. Condição material - propriamente social - de produção desses discursos constitutivos do nosso corpus. Nossa análise constata que esses profissionais em suas manifestações restringem o dever ser de suas atividades à relação entre as mensagens que produzem e o real que lhes serve de objeto. Moral da correspondência para uns, e da criação, para outros. Na segunda parte, são analisados discursos de docentes colhidos em entrevista e discursos doutrinários publicados. O foco permanece o agir ideal. Identificamos importate mudança no critério de moralidade.A mensagem para esses enunciadores é valorada em função do efeito produzido. Ética consequencialista. Efeitos nobres, ambiciosos, ligados ao bem comum e ao interesse coletivo, e efeitos pobres, restritos, circunscritos ao lucro de alguns poucos. A terceira parte, reúne,de um lado, discursos legais, produção de legisladores, profissionais da política e, de outro, discursos jurisprudenciais, enunciados por magistrados, agentes do campo jurídico. Ambos definem responsabilidades e as quantificam. Discursos de legisladores que marcam na constituição a ruptura simbólica com um período autoritário, de censura, que pretendem enterrar. E de magistrados que, recorrem a argumentos do senso comum, distantes dos aportes da literatura mais legítima do campo da comunicação
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.06.2007
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ABNT
BARROS FILHO, Clóvis de. Agir do comunicador e discurso moral: identidade, eficácia e verdade. 2007. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Barros Filho, C. de. (2007). Agir do comunicador e discurso moral: identidade, eficácia e verdade (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Barros Filho C de. Agir do comunicador e discurso moral: identidade, eficácia e verdade. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Barros Filho C de. Agir do comunicador e discurso moral: identidade, eficácia e verdade. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] - A dominação pelo gasto: o consumo na sociologia de Bourdieu
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