A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do Prêmio Cultura de Teatro Escolar (2007)
- Autores:
- Autor USP: CATALAN, MARIA CRISTINA NOGUEROL - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Assunto: TEATRO E EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A escola tem mostrado que o processo de ensino e aprendizagem formalmente constituído parece não responder adequadamente às novas exigências da sociedade contemporânea. No entanto, a arte sempre foi uma janela para a humanização, tanto no aprendizado quanto na construção da visão de mundo com olhar mais humano. Neste sentido, o teatro é uma das grandes janelas para este objetivo, acima citado. Esta Dissertação traz a experiência do Projeto que culminou com a implantação do Prêmio Cultura de Teatro Escolar, na cidade de Suzano (SP), tendo a Diretoria de Ensino de Suzano como a grande alavanca da proposta. A pesquisa apresenta a fundamentação teórica do processo e sua motivação, bem como o histórico da trajetória do Prêmio Cultura, juntamente com os resultados da pesquisa com os participantes, entre os anos de 2001 e 2006. A pesquisa revela que, especialmente para os alunos, o Projeto foi de extrema relevância para a compreensão da construção de uma peça teatral e seus meandros, bem como as dificuldades nela encontradas. De outro lado, mostra o grande potencial do ponto de vista da sociabilidade do processo, no que tange às relações humanas e sociais, e para os diretores, o ganho substancial no encontro e na articulação do Projeto como um todo. A pesquisa revela que o teatro oferece condições de desenvolvimento intelectual, corporal, sensitivo para aquém e além dos processos de ensino e aprendizagem encontrados na escola e, por conseguinte, a experiênciada montagem do espetáculo traz ganhos importantes para o desempenho posterior dos alunos no ambiente escolar
- Imprenta:
- Data da defesa: 02.04.2007
-
ABNT
NOGUEROL CATALAN, Maria Cristina. A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do Prêmio Cultura de Teatro Escolar. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-23072009-161513/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Noguerol Catalan, M. C. (2007). A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do Prêmio Cultura de Teatro Escolar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-23072009-161513/ -
NLM
Noguerol Catalan MC. A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do Prêmio Cultura de Teatro Escolar [Internet]. 2007 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-23072009-161513/ -
Vancouver
Noguerol Catalan MC. A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do Prêmio Cultura de Teatro Escolar [Internet]. 2007 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-23072009-161513/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas