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Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transições para violão (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, LUCIANO CESAR MORAES E - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CMU
  • Subjects: MÚSICA; VIOLÃO; ARRANJO MUSICAL; MÚSICA INSTRUMENTAL
  • Language: Português
  • Abstract: Sérgio Rebello Abreu e seu irmão Eduardo Abreu se notabilizaram como dois dos maiores violonistas em atividade nos anos 60-70. A carreira do duo se interrompeu em aproximadamente 1975 e Sérgio Abreu prosseguiu como solista e camerista até 1981. O impacto que eles causaram no meio musical permanece até hoje, mas sua contribuição não foi analisada sistematicamente. Este trabalho, portanto, versa sobre a herança histórica de Sérgio Abreu, que trabalhou por mais tempo com o violão e era o encarregado das transcrições tocadas pelo Duo, através de suas transcrições e gravações. A fim de contextualizar a transcrição no panorama da história do violão, visitamos a história da transcrição no contexto do desenvolvimento do instrumento desde o Renascimento até o Classicismo, a partir de onde detalhamos mais a análise histórica, e deste ao século XX. Esse panorama procura construir o discurso da reabilitação da prática da transcrição como procedimento válido artisticamente, desde que devidamente contextualizado. Procura, no duplo contexto da história das transcrições e da herança histórico-poética, demonstrar em que elementos musicais se encontram as referências poético-musicais que confluem para o trabalho do Duo Abreu, a saber, Miguel Llobet, Emílio Pujol, Andrés Segovia e Monina Távora.A partir de uma análise de algumas de suas transcrições e de suas gravações, tenta-se recompor a inteligibilidade da poética musical na qual se modelaram asinterpretações do Duo Abreu, relacionando para isso a idéia de historicidade com o processo de produção musical, da maneira como nos foi compreendida pelas leituras de Pareyson (Os problemas da estética) e Heidegger (A origem da obra de arte). Discute também a relação entre a reflexão acadêmica e a práxis artística, procurando e sugerindo caminhos, através da análise das transcrições e do legado fonográfico de Sérgio e Eduardo Abreu, para uma superação dessa dicotomia e para o pensamento de uma integração entre as esferas de trabalho dessas duas instâncias
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.03.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      MORAIS, Luciano Cesar. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transições para violão. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183755/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Morais, L. C. (2007). Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transições para violão (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183755/
    • NLM

      Morais LC. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transições para violão [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183755/
    • Vancouver

      Morais LC. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transições para violão [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183755/

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