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Emissão de metais por veículos automotores e seus efeitos à saúde pública (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, MOACIR FERREIRA DA - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • DOI: 10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445
  • Subjects: VEÍCULOS AUTOMOTORES (EMISSÃO); METAIS (TOXICIDADE); SAÚDE (IMPACTO); POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA; SUBSTÂNCIAS NOCIVAS
  • Language: Português
  • Abstract: Introdução. A presença de partículas metálicas finas na atmosfera urbana é preocupante considerando que um significativo acúmulo desses elementos no ar ambiente tem sido registrado nas últimas décadas. As informações sobre os teores de metais nas emissões de escapamentos dos veículos automotores são bastante limitadas, não sendo encontradas referências nacionais específicas sobre o tema. Objetivo: Caracterizar experimentalmente as frações fina e grossa de partículas (PM10), e os metais que compõem essas partículas emitidas na exaustão dos veículos dos ciclos Otto e Diesel.Método: Foram ensaiados dois veículos do ciclo Otto em um dinamômetro de chassi, seguindo ciclo de condução e sistema de amostragem padronizado pela norma NBR 6601 (2005): e dois veículos do ciclo Diesel, em ensaio de aceleração livre segundo a norma NBR 13037 (2001) e em operação em marcha lenta. As partículas com diâmetro ≤10 foram selecionadas e as frações fina e grossa obtidas por impactação em filtros de policarbonato, sendo sua composição elementar (elementos com Z >10) obtida pela técnica analítica de espectroscopia de raio-X (PIXE). Resultados: Os veículos a µm diesel apresentaram uma emissão média de partículas (PM10) coletada no fluxo sem diluição de aproximadamente 20,166 mg/m3, os veículos a gasolina de 0,411 gm/m3 e a álcool de 0,142 gm/m3 coletadas no fluxo de diluição. Os principais metais identificados na exaustão foram Al, Si, K, Ca, Mn, Fé, Ni, Cu, Zn, Pt e Pb, com algumasvariações em função do tipo de combustível e veículo ensaiado. A média das concentrações total de PM10 presente na exaustão dos veículos ensaiados. Conclusão. Os veículos a diesel são os maiores emissores de material particulado, seguidos pelos veículos a gasolina e álcool, respectivamente. A avaliação das partículas amostradas alerta para o fato de que nos três tipos de veículos a maior parte das emissõe é pertencente à fração fina. Considerando que os metais identificados podem fixar-se às partículas finas e penetrar no organismo humano e que alguns compostos metálicos, além de apresentarem efeitos carcinogênicos, são também potentes alergogênicos e sensibilizantes, deve ser ressaltada a necessidade de controle destas emissões para veículos em uso no Brasil de modo evitar danos à saúde.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.08.2007
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
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    • ABNT

      SILVA, Moacir Ferreira da. Emissão de metais por veículos automotores e seus efeitos à saúde pública. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Silva, M. F. da. (2007). Emissão de metais por veículos automotores e seus efeitos à saúde pública (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445
    • NLM

      Silva MF da. Emissão de metais por veículos automotores e seus efeitos à saúde pública [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445
    • Vancouver

      Silva MF da. Emissão de metais por veículos automotores e seus efeitos à saúde pública [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-08112007-152445

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