Exportar registro bibliográfico

O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: BARQUETA, CLELIA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; ARGUMENTAÇÃO; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Palavras-chave do autor: Deutsche Sprache; Argumentation; Rhetorik; Diskursanalyse; Werbesprache; Retórica
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre os anúncios de publicidade das empresas BASF e PFIZER, veiculados nas revistas semanais VEJA (brasileira) e DER SPIEGEL (alemã) durante o ano de 2005, a fim de detectar diferenças e semelhanças entre os trabalhos elaborados para esses dois países. A peça publicitária será encarada como uma construção multimodal, cuja existência advém da interação dos vários elementos que a compõem. Espera-se, com esse estudo comparativo entre os mecanismos argumentativos, acionados pelas publicidades brasileira e alemã, desvendar um pouco mais os sentidos próprios dessas criações em cada um desses países. Será pesquisado: de que forma esses percursos argumentativos - visuais e lingüísticos - vão sendo montados nas peças publicitárias e quais sentidos buscam criar; com qual inventário perceptual os produtos ou serviços vão sendo ligados; quais elementos mitológicos são acionados, recriados, cultivados, estimulados em ambos os países, com o intuito de ancorar a marca na mente dos leitores. Será examinado, ainda, de que forma a transmissão de informações acerca do produto ou da marca reflete possíveis valores dos consumidores e da cultura na qual estão imersas. Em relação aos pressupostos teóricos, nos apoiaremos, principalmente, na Análise Crítica do Discurso, na teoria da Argumentação/Retórica de Aristóteles, Perelman e Spang, assim como em Kress; van Leeuwen e Dondis, para as análises visuais e em Jung, Campbell eRandazzo para as categorias mitológicas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.08.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BARQUETA, Clelia. O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-06112007-103132/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Barqueta, C. (2007). O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-06112007-103132/
    • NLM

      Barqueta C. O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-06112007-103132/
    • Vancouver

      Barqueta C. O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-06112007-103132/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024