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A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, ELISA PINTO DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; LÍNGUA INGLESA; ANÁLISE DO DISCURSO; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de pais e alunos do ensino médio da rede estadual com relação à relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa (LI) no Brasil de hoje. Trata-se de uma pesquisa cuja metodologia e aporte teórico estão fundamentados na Analise de Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux. A coleta dos dados para análise foi realizada na Escola Estadual Prof. Christino Cabral, localizada no município de Bauru, Estado de São Paulo, a partir de entrevistas gravadas com pais e alunos desta escola e questionários com perguntas abertas, respondidas somente por alunos. A análise das representações discursivas de pais e alunos sobre o ensino/aprendizagem da LI revelou que seu discurso está ancorado na tendência neoliberal-tecnicista da Filosofia da Educação brasileira, bem como está perpassado pelo discurso neoliberal-capitalista presente na mídia. Identificou-se que a LI é vista como um instrumento a ser usado nas questões pragmáticas relacionadas ao mercado de trabalho, à globalização, ascensão social e status, no sentido de aprender inglês para conseguir melhores condições na vida profissional e pessoal. Concluiu-se que tanto a ideologia neoliberal-tecnicista quanto a neoliberal-capitalista influenciam a construção das posições identitárias imaginárias dos pais e alunos, levando-os a se representarem em uma posição identitária inferior à do falante de LI. Isso cria um desejo nos pais de que seus filhos atinjam umaposição \"melhor\" que as suas próprias e, nos alunos, um desejo de serem \"tão bons quanto\" os falantes de LI, o que a ideologia diz \"somente\" ser possível de se atingir através do saber/falar esta língua
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.08.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Elisa Pinto de. A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22102007-115235/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, E. P. de. (2007). A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22102007-115235/
    • NLM

      Oliveira EP de. A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22102007-115235/
    • Vancouver

      Oliveira EP de. A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22102007-115235/

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