Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial (2007)
- Authors:
- Autor USP: MAGALHÃES, LIDIA CRISTINA TELES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: VOZ; FONÉTICA (AVALIAÇÃO); FONOAUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A voz é um meio de expressar emoções e permitir uma boa relação com a qualidade de vida. Com o avanço da tecnologia tornou-se possível complementar a avaliação perceptivo-auditiva da voz com dados mais objetivos obtidos por meio da avaliação acústica. Um dos importantes procedimentos de análise acústica da voz é a fonetografia, pois fornece informações sobre o perfil vocal por meio da relação entre freqüência e intensidade. Segundo a literatura, condições morfológicas e musculares relacionadas ao sistema estomatognático dos indivíduos também podem contribuir na determinação das características de sua fala e voz, pois quando a harmonia muscular é mantida, a voz pode ser produzida sem dificuldade ou desconforto para o falante e com boa qualidade para o ouvinte. Objetivo: Caracterizar o perfil vocal de mulheres adultas mesocefálicas com equilíbrio dento-oclusal por meio da fonetografia. Método: Fizeram parte desse estudo 30 estudantes do sexo feminino, com idades entre 18 e 29 anos ( =20±2anos; mediana=20,7 anos), que se adequaram aos parâmetros de normalidade quanto ao perfil facial mesocefálico simétrico e harmonia dento-oclusal, e que não apresentaram história prévia de hábitos deletérios e queixa em relação à voz, treino vocal, cirurgia laríngea ou ortognática, fumo e hábito de ingerir bebidas alcoólicas. A fonetografia foi realizada utilizando-se o programa Voice Range Profile (VRP)-KAY Elemetrics Corporation e a freqüência fundamental (f0)habitual da vogal /a/ sustentada e da fala encadeada foram obtidas pelo programa Multi-Dimensional Voice Program (MDVP)-KAY Elemetrics Corporation. Todas as gravações foram realizadas no período pós-menstrual das participantes. Resultados: Em relação à fonetografia os valores encontrados foram: freqüência máxima (fMÁX) de 523Hz a 1319Hz, fMÁX=942Hz (±206Hz); freqüência mínima (fMÍN) de 123Hz a 208Hz, fMÍN=167Hz (±22Hz); extensão vocal (EV) de 22st a 41st, EV=30st (±4st); intensidade máxima (IMÁX) de 100dB a 122dB, IMÁX=114dB (±5dB); intensidade mínima (IMÍN) de 60dB a 76dB, IMÍN=69dB (±4dB); extensão dinâmica máxima (EDM) de 27dB a 47dB, EDM=37dB (±6dB) e a área do fonetograma de 440,50dB.st a 1659,50dB.st, =779,70dB.st (±245,60dB.st) ou de 19,80cm2 a 74,70cm2, =35,10cm2 (±11,10cm2). A f0 habitual para a vogal sustentada variou de 164Hz a 256Hz com =210,91Hz (± 22,04Hz) e para a fala encadeada variou de 177Hz a 247Hz com =205,91Hz (±17,90Hz). Conclusão: O perfil vocal de mulheres adultas com perfil facial mesocefálico e equilíbrio dento-oclusal apresentou: fMÁX=942Hz (±206Hz); fMÍN=167Hz (±22Hz); EV=30st (±4st); IMÁX=114dB (±5dB); IMÍN=69dB (±4dB); EDM=37dB (±6dB) e a área do fonetograma =35,10cm2 (± 11,10cm2). A média da f0 habitual para a vogal sustentada foi 210,91Hz (± 22,04Hz) e para a fala encadeada foi 205,91Hz (±17,90Hz)
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2007
- Source:
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
SANTOS, Cibele Carméllo et al. Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial. 2007, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2007. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Santos, C. C., Mituuti, C. T., Oliveira, C. F. de, & Teles-Magalhães, L. C. (2007). Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Santos CC, Mituuti CT, Oliveira CF de, Teles-Magalhães LC. Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial. Anais. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Santos CC, Mituuti CT, Oliveira CF de, Teles-Magalhães LC. Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial. Anais. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ] - Communicative skills after admission in performing arts and the use of vocal effort on stage
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