A relação mãe-criança no processo terapêutico do distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento: relato de caso (2007)
- Authors:
- Autor USP: CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (DEFICIÊNCIA); TERAPÊUTICA FONOAUDIOLÓGICA; TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- Language: Português
- Abstract: Introdução: O Déficit Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária, etc. O diagnóstico é difícil devido à grande variação que existe nas aquisições entre as crianças ditas "normais", porém, revela-se eficaz se este for resultante da avaliação do desenvolvimento infantil com vigilância contínua, através da monitorização das diferentes áreas de desenvolvimento no sentido de detectar e tratar as alterações do desenvolvimento e de comunicação o mais precocemente possível através da intervenção precoce. Para que esta intervenção seja efetiva, é fundamental a participação da família no processo terapêutico. De acordo com a Teoria Sistêmica, o sistema familiar é um sistema aberto que se comunica com o meio exterior e por isso influencia o meio e por ele é influenciado. Os subsistemas influenciam um ao outro. O que acontece com um repercute no outro. A superproteção da família pode interferir negativamente no surgimento das aquisições, pois, muitas vezes, o julgamento da criança como frágil impede sua exploração do mundo rumo à independência. Apenas por meio da melhora na socioafetividade, essas famílias podem se fazer compreender e serem compreendidas pelas crianças. A criança já não é mais percebida como um ser frágil e indefeso, pois está acaminho da independência do círculo familiar, em direção à ampliação do círculo social, o que representa seu crescimento como sujeito.Objetivo: Apresentar um caso clínico no qual a relação mãe-criança interfere diretamente no processo terapêutico fonoaudiológico.Relato do Caso: Paciente do gênero masculino, chegou à Clinica de Fonoaudiologia desta instituição cm 4 anos de idade, ausência de intenção comunicativa e ausência de oralidade. (continua) ) Passou pela clínica de diagnóstico na qual foi avaliado por fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista e obteve o diagnóstico de distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento. Freqüenta terapia fonoaudiológica há um ano e dois meses na mesma clínica. Hoje, com 6 anos de idade, o paciente apresenta uma boa compreensão da linguagem oral, apresenta intenção comunicativa verbal porém sua inteligibilidade de fala se encontra comprometida, uma vez que sua comunicação oral se dá predominantemente por meio de jargão. O fator mais relevante na evolução deste caso é presença de comportamentos da mãe em relação à criança, como: superproteção, ansiedade, excesso de apego, que faz com que ela faça cobranças exageradas em relação à sua evolução e em contrapartida realiza ações pela criança, tratando-o como um bebê em diferentes situações.Resultado: Desta forma, considerando as interferências diretas dos comportamentos inadequados da mãe no processo terapêutico de linguagem, foi realizado umaparceria com o serviço de psicologia, que vem fazendo um acompanhamento semanal individual e em um grupo de pais, onde são abordas questões semelhantes às vividas por esta mãe. Sendo assim, foi possível observar uma evolução da criança nos aspectos de comunicação trabalhados em terapia fonoaudiológica
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2007
- Source:
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
CALDANA, Magali de Lourdes et al. A relação mãe-criança no processo terapêutico do distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento: relato de caso. 2007, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2007. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Caldana, M. de L., Soleman, C., Di Giulio, R. M., & Marcandal, G. G. (2007). A relação mãe-criança no processo terapêutico do distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento: relato de caso. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Caldana M de L, Soleman C, Di Giulio RM, Marcandal GG. A relação mãe-criança no processo terapêutico do distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento: relato de caso. Anais. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Caldana M de L, Soleman C, Di Giulio RM, Marcandal GG. A relação mãe-criança no processo terapêutico do distúrbio de linguagem como parte de um quadro de déficit global do desenvolvimento: relato de caso. Anais. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Parâmetros de normalidade quanto à narrativa oral em crianças de 4 a 7 anos de idade
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