Exportar registro bibliográfico

Estudo da interação entre polissacarídeos sulfatados e substância anfifílicas (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: NOBRE, THATYANE MORIMOTO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 593
  • Subjects: POLISSACARÍDEOS; TENSOATIVOS; FÍSICO-QUÍMICA
  • Language: Português
  • Abstract: O entendimento do comportamento de sistemas contendo tensoativos e polieletrólitos, tanto em solução quanto na interiace, e lmportante no contexto de sua amipia aplicalidade em processos industriais, tecnológicos e domésticos. Carragenanas são polissacarídeos sulfatados e, portanto, polieletrólitos negativamente carregados. São extraídas de algas e podem ser classificadas de acordo com seu grau de sulfatação e a presença ou não de grupos anidro-galactose. Apresentam larga utilização na indústria alimentícia e têm sido estudados com o objetivo de ampliar a sua aplicação. Nesta tese, investigou-se a interação desta classe de moléculas com diferentes substâncias anfifílicas. Estudos de tensão superficial com tensoativos solúveis indicaram um abaixamento sinergístico da tensão superficial, provocado pela presença do polissacarídeo, que não apresenta atividade superficial. Além disso, medidas de neologia superficial forneceram dados a respeito das propriedades viscoelásticas em função do regime em que o sistema se encontrava, onde se observou que o máximo valor de elasticidade coincidiu com a concentração crítica de agregação (CAC) do sistema. Além disso, através de cinéticas de adsorção a tempos curtos, pode-se comprovar a adsorção de diferentes espécies em função da razão de cargas QTSS/QPOL. Para esta razão> 1, observou-se a rápida adsorção do tensoativo puro, seguida do complexo tensoativo-polímero. A conformação do polímero, induzi da pela presença deeletrólitos específicos também foi investigada. Observou-se um menor abaixamento da tensão superficial para o sistema formado pelo polímero na conformação randômica, comparado à conformação hélice, que também mostrou um maior valor de elasticidade superficial, atribuído à maior rigidez do complexo formado. Estudos de tensoativos insolúveis, na forma de monocamadas de Langmuir e filmes de Langmuir- Blodgett, mostraram que íons zinco são capazes de promover a ) interação entre carragenanas e fosfolipídios, carregados com carga de mesmo sinal. Carragenanas ainda permitiram a imobilização de uma enzima, que atuou como um agente de ligação, além de modificar a fluidez da monocamada. Além disso, através da técnica de espectroscopia por soma de freqüência, foi possível identificar a orientação do polissacarídeo neste sistema
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.08.2007

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NOBRE, Thatyane Morimoto. Estudo da interação entre polissacarídeos sulfatados e substância anfifílicas. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Nobre, T. M. (2007). Estudo da interação entre polissacarídeos sulfatados e substância anfifílicas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Nobre TM. Estudo da interação entre polissacarídeos sulfatados e substância anfifílicas. 2007 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Nobre TM. Estudo da interação entre polissacarídeos sulfatados e substância anfifílicas. 2007 ;[citado 2024 abr. 16 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024