Vygotsky e Popper: perspectivas sobre o crescimento do conhecimento (2007)
- Autores:
- Autor USP: DORIA, NILSON GUIMARÃES - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSE
- Assuntos: EPISTEMOLOGIA; PSICOLOGIA (HISTÓRIA); EVOLUCIONISMO; CONSTRUTIVISMO (PSICOLOGIA)
- Idioma: Português
- Resumo: As relações entre as obras de Vigotski e Popper é um tema pouco explorado na literatura científica. Na maior parte das vezes em que o assunto merece a atenção de algum teórico, raramente a exploração do tema vai além da constatação de semelhanças pontuais, referentes a posturas epistemológicas gerais, como a oposição de ambos a tendências epistemológicas empiristas e positivistas, ou a simpatia de ambos por uma postura construtivista. Neste trabalho busca-se desenvolver este tema, introduzindo novos campos de diálogo entre a obra destes autores. As principais novidades introduzidas neste estudo relacionam-se à introdução da Teoria Evolucionista de inspiração darwiniana como um ponto de partida comum a ambos os autores, facilitando assim o diálogo entre suas posturas teóricas, e à discussão sobre as diferentes Teorias da História subjacentes a suas perspectivas. Vale notar, entretanto, que neste trabalho, optou-se por conceder maior ênfase aos pontos de convergência entre as posturas dos dois autores, cabendo aos distanciamentos entre eles um tratamento menos aprofundado. Esta opção assentou-se na idéia de que, para a eventual posterior discussão dos distanciamentos entre as proposições de ambos, haveria que se dimensionar convergências que fossem além daquelas semelhanças pontuais. O método de investigação utilizado para a condução da pesquisa que subsidia este estudo teórico foi a revisão bibliográfica crítica, tendo-se identificado sete camposprivilegiados de diálogo ao início da pesquisa: a) as similaridades entre a teoria das linhas de desenvolvimento psicológico postulada por Vigotski, e a "teoria dos mundos" de Popper; b) a adoção de uma perspectiva evolucionista em Filosofia da Ciência e em Psicologia, por ambos os autores; c) a maneira como os dois autores entendem a especificidade do empreendimento científico: visceralmente incompleto e progressivamente aproximando-se da verdade; d) o papel de destaque concedido por ambos à função reguladora da linguagem sobre o comportamento e conduta humanos; e) a postura divergente dos dois ante a "crise da Psicologia", levando um a optar pela Lógica (Popper) e o outro pela Psicologia (Vigotski) da Descoberta; t) o compartilhamento de uma abordagem "objetivista" da arte; g) a solução que os dois autores dão ao problema da "origem do conhecimento", negando, ambos, o empirismo. No desenvolvimento da pesquisa, coube proceder ao aprofundamento das questões suscitadas a partir dos itens acima arrolados, à exceção do item "f", que não correspondia aos critérios de demarcação do objeto desta pesquisa, conforme explicitado no texto. Os principais resultados aos quais a pesquisa conduziu foram aprofundamentos teóricos nos âmbitos delineados acima, pondo relevo à contemporaneidade das contribuições metateóricas de Popper e Vigotski para a Psicologia, especialmente no que tange a desenvolvimentos contemporâneos comoa Psicologia Evolucionista e o Construtivismo Semiótico-Cultural
- Imprenta:
- Data da defesa: 22.02.2007
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ABNT
DORIA, Nilson Guimarães. Vygotsky e Popper: perspectivas sobre o crescimento do conhecimento. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Doria, N. G. (2007). Vygotsky e Popper: perspectivas sobre o crescimento do conhecimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Doria NG. Vygotsky e Popper: perspectivas sobre o crescimento do conhecimento. 2007 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Doria NG. Vygotsky e Popper: perspectivas sobre o crescimento do conhecimento. 2007 ;[citado 2024 mar. 29 ]
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