Exportar registro bibliográfico

Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: LANDMANN, MARCELO CAMILLI - PROCAM
  • Unidade: PROCAM
  • Assuntos: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA; TRANSPORTE URBANO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo da tese é apresentar um novo método para valoração monetária da poluição do ar para ser utilizado nas análises de viabilidade de projetos de transportes. Essa proposta é aqui sustentada por que os métodos tradicionalmente utilizados, com base nos custos de saúde, ou capital humano, têm se mostrado inadequados, pois envolvem várias etapas de cálculo, muita imprecisão, e são muito complexos e onerosos. Além disso, os dados necessários nem sempre estão disponíveis nos países em desenvolvimento, o que tem levado a adaptações precárias dos resultados dos estudos feitos nos países desenvolvidos, com base na renda per capita, desconsiderando a dispersão dos poluentes e outras especificidades das regiões de estudo, como o grau de exposição e a pré-disposição da população local às doenças. A valoração ambiental é uma tentativa de incluir os recursos ambientais na análise econômica e segue as teorias microeconômicas da utilidade individual. Porém, a escolha dos métodos é intuitiva e é feita segundo a disponibilidade de dados e recursos. Por isso, procuramos explicitar as etapas de cálculo dos métodos com base nos custos de saúde e também algumas metodologias tipicamente utilizadas na valoração monetária da poluição do ar para que possam ser revistas em seus detalhes, criticadas e comparadas com o método proposto. O método proposto tem como base os custos do controle das emissões veiculares. Através de pesquisa de preços de catalisadores e dos custos demanutenção, e aplicando-se as equações de consumo de combustíveis em redes urbanas, chegamos a um modelo bastante simples e direto, que pode ser utilizado nos estudos de planejamento de transportes. Como dados de entrada, são utilizados os valores de veículos*km, veículo*hora e velocidade média na rede, obtidos a partir de modelos de simulação de transportes. Apresentamos, ao final, uma tabela comparativa com as vantagens e desvantagens de cada método e alguns ) exemplos do método proposto, para verificar a sua aplicabilidade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.11.2006

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LANDMANN, Marcelo Camilli. Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Landmann, M. C. (2006). Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Landmann MC. Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Landmann MC. Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024