Exportar registro bibliográfico

Estudo sobre a formação de competências do estudante de graduação em enfermagem na vivência (simulada) em uma clínica de enfermagem (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: MACHADO, VALÉRIA BERTONHA - ENFERM
  • Unidade: ENFERM
  • Sigla do Departamento: ENO
  • Assuntos: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ENSINO (MÉTODOS)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desenvolvimento desta pesquisa focaliza as questões relacionadas à formação de competências nos alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição privada situada na cidade de São Paulo, quando desenvolvem atividades em uma Clínica de Ensino Simulado. O estudo tem como objetivos: Resgatar segundo a percepção dos docentes, quais as competências que entendem como importantes na formação do estudante de enfermagem quando desenvolvem ensino simulado na clínica; Identificar as estratégias ou mecanismos que adotam para ajudá-los a desenvolvê-las; Intervir, com base nos resultados obtidos, para a transformação desse processo de ensino reconhecendo a relação entre um Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o perfil do egresso proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, composta metodologicamente em duas etapas: análise das entrevistas segundo o referencial de Minayo realizadas com oito docentes, e grupo focal interpretado com recursos da hermenêutica-dialética. A análise e a interpretação dos dados foram subsidiadas por duas grandes vertentes. A primeira vertente abarca a categoria analítica: "Processo de formação profissional do enfermeiro". A segunda vertente de análise é composta pelas seguintes categorias empíricas, advindas dos discursos dos sujeitos entrevistados: A análise interpretativa norteou-se pelos eixos dos determinantes estruturais: o Projeto PolíticoPedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais; como Determinante Particular foi considerada a Unidade de Ensino Simulado (Clínica de Enfermagem); e como Determinantes Singulares as Estratégias de ensino (Instrumentos de Trabalho) e Competências (Produto de trabalho), advindas da interpretação do Grupo Focal produzido aos olhos do sujeito coletivo, ou seja, dos colaboradores, após a reflexão em grupo. Os resultados ) permitiram identificar as competências que os docentes consideram importantes na formação do enfermeiro, (competências: técnico - científica, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, desenvolvimento do pensamento critico), permitiu, também, apreender que a competência técnica está bem sedimentada e que todos os colaboradores sabem quais estratégias devem ser utilizadas para desenvolvê-las. Entretanto, as demais competências elencadas são idealizadas estão no devir. Consideram ainda que quanto ao desenvolvimento de competências, os docentes, têm que estar se capacitando para atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Projeto Político Pedagógico da Instituição. Consideram também que essa capacitação passa pela ousadia para que possam avançar primeiro na construção de suas competências docentes, para depois terem condições de propiciar aos alunos desenvolvê-las
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.08.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MACHADO, Valéria Bertonha. Estudo sobre a formação de competências do estudante de graduação em enfermagem na vivência (simulada) em uma clínica de enfermagem. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28082007-104329/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Machado, V. B. (2007). Estudo sobre a formação de competências do estudante de graduação em enfermagem na vivência (simulada) em uma clínica de enfermagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28082007-104329/
    • NLM

      Machado VB. Estudo sobre a formação de competências do estudante de graduação em enfermagem na vivência (simulada) em uma clínica de enfermagem [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28082007-104329/
    • Vancouver

      Machado VB. Estudo sobre a formação de competências do estudante de graduação em enfermagem na vivência (simulada) em uma clínica de enfermagem [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28082007-104329/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024