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Com a palavra: o adolescente em conflito com a lei: contribuições da psicanálise para a aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: HENRIQUES, MARIA ISABEL GONÇALVES - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Subjects: ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO; PSICANÁLISE; ESCUTA PSICANALÍTICA; DELINQUÊNCIA JUVENIL
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento dos discursos que permeiam a aplicação de medidas socioeducativas, particularmente o discurso jurídico e o psicanalítico, e, paralelamente, apresentar os discursos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade acerca deles próprios, de seus momentos de vida e da medida propriamente dita. Os discursos dos adolescentes em questão foram obtidos a partir de suas falas colhidas em oficinas lúdicas, desenvolvidas em um projeto onde lhes foi oferecido um espaço de fala e de escuta. Esta pesquisa baseia-se em um referencial teórico psicanalítico, e está inserida na metodologia teórico-clínica, que visa apresentar um diálogo entre a pesquisa bibliográfica realizada e o material clínico que será analisado ao longo da dissertação. Como consequência deste trabalho, pretende-se apresentar contribuições da psicanálise para a aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade. As falas dos adolescentes apresentadas no material clínico foram colhidas ao longo de oficinas lúdicas desenvolvidas no "Projeto de Intervenção junto a adolescentes em conflito com a lei na Secretaria de Assistência Social (SAS)", em uma das unidades da SAS do município de São Paulo. Os adolescentes em questão participaram deste projeto como cumprimento de suas medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade. Suas falas enfatizam a presença de umsentimento de exclusão e de humilhação social; de um sentimento de medo frente à violência policial e ao processo de criminalização da pobreza que vivenciam cotidianamente; e, principalmente, o próprio processo da adolescência que estão vivenciando, demonstrando que eles são - acima de tudo - adolescentes, e utilizam as oficinas como um espaço em que compartilham vivências, emoções, sentimentos, medos e descobertas desse momento de suas vidas. Esta pesquisa concluiu que, no contexto de aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade; além da construção de um espaço de fala e de escuta para os adolescentes; é necessária a inclusão de uma série de outras ações concomitantes, como a efetivação de políticas públicas que verdadeiramente garantam os direitos dos adolescentes nos mais diversos setores -tais como: educação, saúde, lazer, cultura, esporte, entre outros - somado à necessidade de problematizaçao de preconceitos socialmente arraigados que devem envolver a participação política e o exercício da cidadania dos adolescentes, de seus familiares, da comunidade em que eles estão inseridos e de toda a sociedade brasileira
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.03.2007

  • How to cite
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    • ABNT

      HENRIQUES, Maria Isabel Gonçalves. Com a palavra: o adolescente em conflito com a lei. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Henriques, M. I. G. (2007). Com a palavra: o adolescente em conflito com a lei: contribuições da psicanálise para a aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Henriques MIG. Com a palavra: o adolescente em conflito com a lei: contribuições da psicanálise para a aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Henriques MIG. Com a palavra: o adolescente em conflito com a lei: contribuições da psicanálise para a aplicação de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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