Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão (2007)
- Authors:
- Autor USP: SANTOS, DANIEL SILVA DOS - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: PSICOLOGIA SOCIAL; PRECONCEITO; EDUCAÇÃO; JOGOS; ROLE PLAYING
- Language: Português
- Abstract: Pretendendo participar do projeto coletivo de criação de métodos de abordagem do preconceito como tema, este trabalho investiga as possibilidades de uso do jogo de representação (RPG), na Educação. Tendo por pressuposto teórico que o preconceito é um problema generalizado nas relações humanas, que se constitui e se reproduz por meio de mecanismos psicológicos e culturais específicos, tendo a Educação Formal como uma de suas instâncias reprodutoras, foi utilizado um jogo de representação com professoras de uma escola estadual de Bauru (SP). Definido o objetivo de explorar o jogo de representação como recurso propiciador de (1) reflexão sobre as formas como a escola pode praticar a exclusão, (2) conscientização da importância da aceitação da diversidade e (3) sensibilização das participantes para a possibilidade que têm de atuar como promotoras da aceitação ou da rejeição à diferença, foi proposto um jogo em que as participantes tiveram a oportunidade de interpretar as reações de professores fictícios diante de um caso de exclusão. O processo lúdico realizado permitiu concluir que há possibilidade de dar ao trabalho o caráter reflexivo e informativo pretendido e possibilitou identificar fatores que podem minimizar ou mesmo impedir a consecução dos objetivos educacionais do jogo
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.02.2007
-
ABNT
SANTOS, Daniel Silva dos. Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Santos, D. S. dos. (2007). Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Santos DS dos. Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Santos DS dos. Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas