The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team (2007)
- Autores:
- Autores USP: FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - EERP ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692007000200008
- Assuntos: ENFERMAGEM NEONATAL; RECÉM-NASCIDO; RELAÇÕES FAMILIARES
- Idioma: Inglês
- Resumo: El estudio tiene como objetivo identificar y analizar los significados atribuidos por el equipo de salud con relación a la participación de la madre/padre en el cuidado del niño prematuro hospitalizado en un hospital público. Se trata de un estudio con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de la entrevista semi-estructurada y grabada de 23 profesionales. Los resultados mostraron que, aún esta participación es incipiente dentro de la unidad neonatal hospitalaria, no obstante existe interés por parte del equipo de salud en implementarla, reconociendo su importancia al favorecer en la estabilidad clínica del prematuro y en su proceso de crecimiento y desarrollo; permitiendo de esta forma, la interacción madre-hijo y el establecimiento del vínculo afectivo, así como el entrenamiento materno para la futura alta. Se percibió que la madre ayuda al equipo de enfermería brindado cuidados al niño y realizando cuidados propios de su función materna. Por otro lado, la presencia de los padres modifica el ambiente dentro de la unidad neonatal, pues interfiere con la dinámica de trabajo, genera inseguridad en el equipo por sentirse fiscalizado, así mismo, existe la preocupación por infecciones hospitalarias. Estas situaciones en conformidad con otros estudios en diversos países, nos llevan a reflexionar sobre la necesidad de fundamentar la asistencia al prematuro hacia la construcción colectiva de una filosofía de cuidado que rescate conceptos con relación alos derechos humanos, ciudadanía, vínculo y apego madre-hijo, psicología pediátrica y de esta forma, ampliar el concepto de entrenamiento en educación participativa en salud Esse estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos pela equipe de saúde acerca da participação da mãe/pais no cuidado ao filho prematuro hospitalizado em um hospital público. Trata-se de um estudo com delineamento na abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e gravada de 23 profissionais. Os resultados mostraram que esta participação ainda é incipiente na unidade neonatal do hospital, mas há interesse da equipe de saúde em implementá-la, reconhecendo a sua importancia ao favorecer a estabilidade clínica do prematuro e seu processo de crescimento e desenvolvimento, possibilitar a interação mãe-filho e o estabelecimento do vínculo afetivo, bem como o treinamento materno para a alta do filho. Percebemos ainda, que a mãe ajuda a enfermagem nos cuidados do filho hospitalizado, executando cuidados de maternagem. Por outro lado, a presença dos pais modifica o ambiente da unidade neonatal, pois interfere com a dinâmica do trabalho, gera insegurança na equipe que se sente fiscalizada e há preocupação com as infecções hospitalares. Assim, esses significados em consonância com outros estudos em diferentes paises, nos levam refletir na necessidade de fundamentar a assistência ao prematuro em termos de construircoletivamente uma filosofía de cuidado que recupere conceitos sobre direitos humanos, cidadania, vínculo e apego mãe-filho, psicología pediátrica e ampliar o conceito de treinamento para a educação participativa em saúde
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2007
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 2, p. 239-246, 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MARTINEZ, Josefina Gallegos e FONSECA, Luciana Mara Monti e SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan. The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n. 2, p. 239-246, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692007000200008. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Martinez, J. G., Fonseca, L. M. M., & Scochi, C. G. S. (2007). The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15( 2), 239-246. doi:10.1590/s0104-11692007000200008 -
NLM
Martinez JG, Fonseca LMM, Scochi CGS. The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007 ; 15( 2): 239-246.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692007000200008 -
Vancouver
Martinez JG, Fonseca LMM, Scochi CGS. The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007 ; 15( 2): 239-246.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692007000200008 - Avaliação do objeto digital de aprendizagem cuidando do ambiente sensorial na unidade neonatal: ruído, luminosidade e manipulação
- Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência
- A construção do objeto digital de aprendizagem iBaby: um serius game sobre a avaliação clínica da oxigenação do bebê de risco embasado no design emocional
- O cuidado ao bebê prematuro: utilização de metodologias ativas e objeto de aprendizagem na educação em saúde da família na unidade neonatal
- Evaluation of digital educational student-technology interaction in neonatal nursing
- A enfermagem no apoio aos pais de bebês em unidades neonatais: a caminho da humanização e integralidade da assistência
- Ensino da avaliação da circulação do bebê pré-termo: desenvolvimento do serious game e-baby circulação
- Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
- Impact of the use of a digital learning object in the teaching of clinical assessment of preterm infants: a comparative study
- Percepção da equipe multiprofissional sobre ruído em unidade de cuidado intermediário neonatal
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692007000200008 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001612292.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas