Exportar registro bibliográfico

Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: MARINELI, FABIO - ENSCIENC
  • Unidade: ENSCIENC
  • Sigla do Departamento: FAP
  • Subjects: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); REALIDADE; DIDÁTICA; LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho trata de algumas dificuldades de estudantes num laboratório didático de Física. Utilizando Relatórios de experimentos realizados pelos estudantes de um curso de laboratório do Instituto de Física da USP, analisamos o entendimento de conceitos típicos de um experimento de Física, como medida, incerteza, flutuação etc. Uma análise qualitativa do conteúdo dos Relatórios mostra que as medidas são representadas quase sempre incorretamente e, quando corretas, têm uma interpretação equivocada: devem ser exatas, refletindo características completamente definidas dos objetos ou fenômenos e a influência de quem as realiza ou do instrumento de medida supera e obscurece o acesso às propriedades das grandezas. Para a interpretação dos resultados encontrados utilizamos conceituações de realidade apresentadas por autores da área da sociologia; nos apoiamos no pressuposto de que a realidade da vida cotidiana, em que os estudantes estão imersos, é distinta da realidade considerada na perspectiva científica. Buscamos atribuir as dificuldades manifestadas pelos estudantes quando são convidados a medir, expressar e analisar os resultados de uma medida no laboratório, à concepção de realidade cotidiana que eles detêm. Consideramos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório didático de Física têm um forte componente de uma concepção equivocada, de senso comum, relativa a certos aspectos do campo científico, mais do queum desconhecimento dos procedimentos estatísticos que comparecem na elaboração dos resultados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.06.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARINELI, Fábio. Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Marineli, F. (2007). Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/
    • NLM

      Marineli F. Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/
    • Vancouver

      Marineli F. Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024