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A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: MOLINA, RINALDO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: PESQUISA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo principal desta pesquisa orientou-se pela intenção de dar visibilidade à produção brasileira em Educação de pesquisas tipo pesquisa-ação/ investigação-ação, focalizando, sobretudo, a pesquisa-ação colaborativa. Essas concepções de pesquisa estimulam a aproximação entre professores e pesquisadores, por meio da colaboração em processos investigativos desenvolvidos com, para e pelos professores sobre as práticas escolares. Na maioria dos casos, tais pesquisas foram desenvolvidas nas escolas. Este estudo foi desenvolvido em quatro estágios: O primeiro é constituído por um estudo bibliográfico que objetivou indicar os teóricos que influíram nessa modalidade de pesquisa em seu enraizamento no Brasil. Para isso, tomamos alguns autores: Saul, Freire, Thiollent, Barbier, Costa, André, Nóvoa, Geraldi, Fiorentini, Pereira, Stenhouse, Elliott, Carr, Kemmis e Zeichner. Num segundo momento, fizemos um mapeamento das dissertações e teses tipo pesquisa-ação / investigação-ação produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil no período entre 1966-2002, apresentando-os em categorias e subcategorias investigadas. O terceiro é constituído por um estudo documental qualitativo sobre uma amostra de pesquisas-ação, designadas por pesquisas-ação colaborativas. Procuramos dar visibilidade aos processos empreendidos em tais pesquisas: Como se organizaram? Como os processos foram conduzidos? Que estratégias foram utilizadas pelos pesquisadores para estimular oprofessor a refletir e a investigar suas práticas? Como aconteceu o processo de mudança? No que os professores mudaram? Que problemas enfrentaram? Que procedimentos de análise e coleta de dados utilizaram? Na quarta sessão, traçamos nossas considerações finais. Nela procuramos relacionar as práticas empreendidas nas teses e dissertações estudadas (categorias empíricas: focos das pesquisas; espaço de ) concretização das pesquisas; organização processual das pesquisas; repercussão do processo; problemas enfrentados; e recursos metodológicos utilizados) e as teorias sobre pesquisa-ação.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.06.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MOLINA, Rinaldo. A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Molina, R. (2007). A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/
    • NLM

      Molina R. A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/
    • Vancouver

      Molina R. A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/

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