Aplicação de um procedimento usando preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em uma escolha entre rotas rodoviárias pedagiadas e não pedagiadas (2007)
- Authors:
- Autor USP: BRITO, ANDRE NOZAWA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PTR
- Subjects: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES; VIAGENS; RODOVIAS; PEDÁGIOS
- Language: Português
- Abstract: Esta dissertação baseia-se na aplicação de um procedimento empírico envolvendo técnicas de preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em deslocamentos regionais, em um contexto de escolha entre rotas pedagiadas e não pedagiadas. Inicialmente é feita uma revisão das abordagens teórica e empírica sobre a valoração do tempo. São também revistos os conceitos básicos de outros dois elementos fundamentais na metodologia aqui utilizada: a teoria da escolha e técnicas de preferência declarada. Uma aplicação a um estudo de caso específico é feita usando informações coletadas em ampla pesquisa de preferência declarada, realizada em 2005 com motoristas de automóvel em diversos pontos da malha rodoviária do estado de São Paulo. O desenho experimental da preferência declarada envolvia três atributos: tempo de viagem por uma rota pedagiada, custo tarifário e tempo de viagem por uma rota não pedagiada. O conjunto das informações foi analisado e utilizado na obtenção de modelos de escolha discreta do tipo logit multinomial; os valores do tempo de viagem foram obtidos a partir dos coeficientes estimados em funções de utilidade aditivas e lineares nos parâmetros. Analisou-se também a variação do valor do tempo em função de características do motorista e da viagem, questão abordada através da estimação de diferentes modelos por segmentos da amostra e da especificação de funções de utilidade que incorporam variáveis dummies para representação das características analisadas. Os resultados indicaram, para a escolha específica estudada, valores de tempo médios de cerca de R$ 16/h, variando de R$12/h a R$23/h para diferentes segmentos de viajantes analisados. A duração da viagem foi uma importante característica associada a variações no valor do tempo, que decresceu na medida em que as durações aumentaram.Variações expressivas no valor do tempo de viagem foram também observadas para viagens a lazer, motoristas de renda familiar baixa e aqueles com alta posse de veículos.
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.03.2007
-
ABNT
BRITO, André Nozawa. Aplicação de um procedimento usando preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em uma escolha entre rotas rodoviárias pedagiadas e não pedagiadas. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27062007-183816/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Brito, A. N. (2007). Aplicação de um procedimento usando preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em uma escolha entre rotas rodoviárias pedagiadas e não pedagiadas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27062007-183816/ -
NLM
Brito AN. Aplicação de um procedimento usando preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em uma escolha entre rotas rodoviárias pedagiadas e não pedagiadas [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27062007-183816/ -
Vancouver
Brito AN. Aplicação de um procedimento usando preferência declarada para a estimativa do valor do tempo de viagem de motoristas em uma escolha entre rotas rodoviárias pedagiadas e não pedagiadas [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27062007-183816/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas