Dramaturgia em jogo: uma proposta de aprendizagem e criação em teatro (2006)
- Autores:
- Autor USP: MARTINS, MARCOS AURÉLIO BULHÕES - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Assuntos: DRAMATURGIA; CRIAÇÃO LITERÁRIA; TEATRO (ESTUDO E ENSINO)
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo da pesquisa consistiu em sistematizar princípios metodológicos para uma proposta de aprendizagem dos fundamentos da escritura cênica, através de experimentos de análise, adaptação e encenação de textos teatrais. A observação de processos de criação de diretores de teatro abertos à participação do grupo na escritura cênica (José Celso Martinez Correa e Antônio Araújo); a observação de uma das práticas de ensino de direção teatral na Universidade de São Paulo e de dramaturgia no Institut del Teatre de Barcelona; a realização de oficinas de iniciação à encenação com jovens e adultos e com professores em formação em Natal, São Paulo e Rio de Janeiro, sedimentaram a proposta aqui apresentada. O primeiro capítulo se inicia com a revisão das relações entre encenação e pedagogia para ressaltar a importância da dramaturgia na formação do professor e no ensino de teatro na escola. Propomos também a criação de um banco de textos sobre teatro que possa servir de suporte para as práticas de leitura e encenação. No segundo capítulo o texto teatral é abordado a partir da noção de jogo e, em seguida, são apresentados os papéis de dramaturgo e de diretor visando a ampliar as funções do aluno - professor em formação ou iniciante - na criação teatral. O trabalho dramatúrgico que articula procedimentos de análise, estudo teórico, criação de imagens e jogos teatrais a partir de fragmentos e, depois, de textos completos é o tema do terceiro capítulo.). Aexperimentação de diferentes procedimentos de criação utilizados por diretores e grupos expressivos para a compreensão da cena contemporânea é tratada no quarto e último capítulo, quando situamos critérios de seleção e formas de abordagem de dossiês de encenações modelares. Os resultados obtidos contribuem para o aperfeiçoamento da formação de docentes e pesquisadores da pedagogia do teatro no contexto brasileiro atual, contribuindo para o debate sobre as propostas metodológicas que integrem o estudo teórico com a prática da encenação durante a Licenciatura. O estudo pode interessar também a diretores que valorizem o desenvolvimento de discursos teatrais coletivos e que tenham a dramaturgia como ponto de partida
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.12.2006
-
ABNT
MARCOS, Aurélio Bulhões. Dramaturgia em jogo: uma proposta de aprendizagem e criação em teatro. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Marcos, A. B. (2006). Dramaturgia em jogo: uma proposta de aprendizagem e criação em teatro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Marcos AB. Dramaturgia em jogo: uma proposta de aprendizagem e criação em teatro. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Marcos AB. Dramaturgia em jogo: uma proposta de aprendizagem e criação em teatro. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] - Encenação em jogo: espaços e fragmentos de textos como ponto de partida
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