Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico (2005)
- Authors:
- USP affiliated authors: SANTOS, PATRICIA LEILA DOS - FMRP ; GRAMINHA, SONIA SANTA VITALIANO - FFCLRP
- Unidades: FMRP; FFCLRP
- DOI: 10.1590/s1413-294x2006000100012
- Subjects: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; FATORES DE RISCO; RENDIMENTO ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Com o objetivo de identificar a incidência de problemas emocionais e comportamentais e os tipos de problemas de comportamento que aparecem associados ao desempenho escolar, aplicou-se a Escala Comportamental Infantil A2 e a Escala B de Rutter a dois grupos de crianças, um com baixo rendimento acadêmico (BRA) e outro com alto rendimento (ARA), cada grupo com 20 crianças, alunos de primeira e segundas séries, com idades que variaram entre 6 e 10 anos. Os resultados mostram que a maioria das crianças do grupo BRA obteve escores indicativos da presença de problemas emocionais/comportamentais, diferente do grupo ARA, e a incidência da maioria dos problemas específicos de comportamento foi sempre maior para o grupo BRA. Destaca-se que problemas de comportamento representam uma forte condição de risco para problemas de aprendizagem e que o trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem deve considerar aspectos ligados também ao comportamento
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Estudos de Psicologia
- ISSN: 1413-294X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 11, n. 1, p. 101-109, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SANTOS, Patricia Leila dos e GRAMINHA, Sônia Santa Vitaliano. Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 101-109, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2006000100012. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Santos, P. L. dos, & Graminha, S. S. V. (2005). Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico. Estudos de Psicologia, 11( 1), 101-109. doi:10.1590/s1413-294x2006000100012 -
NLM
Santos PL dos, Graminha SSV. Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico [Internet]. Estudos de Psicologia. 2005 ; 11( 1): 101-109.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2006000100012 -
Vancouver
Santos PL dos, Graminha SSV. Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico [Internet]. Estudos de Psicologia. 2005 ; 11( 1): 101-109.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2006000100012 - Estudo comparativo das caracteristicas do ambiente familiar de crianças com alto e baixo rendimento acadêmico
- Uso de um questionario auto-administrado no levantamento de incidencia de enurese na populacao de criancas de classe especial para deficiente mental ( cedm ) de ribeirao preto
- Necessidade e incidencia de atendimento psicologico ou psiquiatrico em uma amostra representativa de criancas estado em funcao de sexo, idade, serie, nivel de escolaridade e classe social
- Relação mãe-bebê: estudo em recém-nascidos pré-termo submetidos à estimulação fonoaudiológica e ao programa de cuidado canguru
- Avaliação de um programa educativo de prevenção dos traumatismos raquimedulares por mergulho em águas rasas
- Condições de risco, proteção e recursos associados ao alto e baixo rendimento acadêmico
- Relação mãe-bebê e ganho de peso de recém-nascidos pré-termo submetidos a um programa de estimulação fonoaudiológica e de cuidado canguru
- Classe especial para deficiente mental: caracterizacao da populacao que a frequenta, fontes e motivos de encaminhamento
- Elaboracao e testagem de um roteiro de entrevista para investigar as condicoes de desenvolvimento propiciadas ao deficiente mental
- Classe especial para deficientes mentais: alguns aspectos relativos a abertura e funcionamento
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-294x2006000100012 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001601424.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas