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Mudanças no acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo comparado a partir dos microdados das PNADS de 1996 e 2004 (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: ALVES, VAGNER SILVA - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAE
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ACESSO À EDUCAÇÃO; MUDANÇA; DESIGUALDADES SOCIAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O sistema de ensino superior brasileiro passou por mudanças significativas nos últimos dez anos, data em que foi aprovada a nova Lei de Diretrizes e Bases,a LDB de dezembro de 1996.Essas mudanças envolvem, por um lado,o Estado com suas políticas públicas e, por outro, a população jovem de estudantes que ingressa como novos atores nesse cenário e que tem um perfil ainda não suficientemente identificado. Este trabalho tem a finalidade de analisar como as características de renda, gênero,raça,idade,localização e número de membros da familia determinam o perfil da população jovem que potencialmente pode estar no ensino superior brasileiro e verificar como elas estão associadas às chances de ingresso de um indivíduo estão ou não numa universidade. Este estudo que pretende contribuir com a análise de dados que possa servir como subsídio para a análise do alcance das metas de políticas públicas vigentes para o setor da educação.Para este fim,foram extraídas as informações presentes do banco de dados para pessoas da Pesquisa de Amostra por Domicílios,a PNAD,realizada no ano de 1996 e de 2004 pelo IBGE,Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-complementado por estatísticas de outras fontes.O modelo probabilístico Logit de variável dependente binária foi utilizado para identificar quais as combinações de características são estatisticamente significantes e qual o impacto que cada fator escolhido tem sobre a probabilidade de um indivíduo não ingressar no ensinosuperior brasileiro. Entre os principais resultados estão as diferenças de padrões raciais de ingresso entre brancos e amarelos, por um lado,e negros,pardos e indígenas por outro;a ausência de indicativos de discriminação de gênero;o forte grau de seleção presente em todas as grandes regiões quando comparadas com o SUDESTE: passar pelo ensino médio nestas regiões é mais decisivo para o ingresso em uma IES brasileira
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.03.2007

  • Como citar
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    • ABNT

      ALVES, Vagner Silva. Mudanças no acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo comparado a partir dos microdados das PNADS de 1996 e 2004. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Alves, V. S. (2007). Mudanças no acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo comparado a partir dos microdados das PNADS de 1996 e 2004 (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Alves VS. Mudanças no acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo comparado a partir dos microdados das PNADS de 1996 e 2004. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Alves VS. Mudanças no acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo comparado a partir dos microdados das PNADS de 1996 e 2004. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ]

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