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Controle robusto multivariável para um veículo submersível autônomo (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: LUQUE, JUAN CARLOS CUTIPA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMR
  • Assuntos: SUBMERSÍVEIS NÃO TRIPULADOS; SISTEMAS DE CONTROLE; CONTROLE ÓTIMO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho trata do controle dos movimentos de um Veículo Submersível Autônomo (VSA). Veículos submersíveis são difíceis de controlar devido à alta não linearidade de seus modelos, ao forte acoplamento de movimentos, ao desconhecimento de certas dinâmicas, às incertezas do próprio modelo, devido a distúrbios externos impostos pelo ambiente e devido ao ruído de sensores. A dificuldade de controle pode ser exacerbada quando o veículo é subatuado. Para realização deste trabalho foi escolhido um VSA do tipo torpedo, cujo modelo matemático disponível na literatura foi devidamente modificado para garantir uma melhor descrição de seus movimentos em seis graus de liberdade (6-GL). O modelo foi então validado através de simulações numéricas. Para a síntese dos controladores utilizou-se uma técnica de controle avançada. Mais especificamente, utilizou-se a abordagem do controle H-'INFINITO' para sistemas multivariáveis. Assim foram obtidos controladores centralizados capazes de superar o problema do forte acoplamento de movimentos. Técnicas de controle avançado permitem também considerar as informações disponíveis sobre perturbações, incertezas, ruídos e diferentes tipos de entrada já na fase de síntese, o que permite obter controladores com desempenho adequado numa ampla faixa de operação. Neste trabalho, em particular, a técnica da Sensibilidade Mista foi escolhida para a síntese de controladores robustos. Nesta abordagem, formatam-se algumas funções de malha fechada ligadas a sensibilidade do sistema buscando garantir estabilidade e desempenho robusto para o sistema controlado. Usando a mesma técnica de controle desenvolveu-se ainda um controlador de dois graus de liberdade (2-GL), apropriado para aplicação no problema de guiagem, onde procura-se seguir trajetórias tridimensionais.Os controladores desenvolvidos foram testados em simulações numéricas, produzindo-se uma grande quantidade de resultados. A análise destes resultados revela o poder e flexibilidade das técnicas escolhidas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.03.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CUTIPA LUQUE, Juan Carlos. Controle robusto multivariável para um veículo submersível autônomo. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-07082007-153130/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Cutipa Luque, J. C. (2007). Controle robusto multivariável para um veículo submersível autônomo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-07082007-153130/
    • NLM

      Cutipa Luque JC. Controle robusto multivariável para um veículo submersível autônomo [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-07082007-153130/
    • Vancouver

      Cutipa Luque JC. Controle robusto multivariável para um veículo submersível autônomo [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-07082007-153130/

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