SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira (2006)
- Authors:
- Autor USP: BARREYRO, GLADYS BEATRIZ - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/s0104-40362006000400002
- Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR
- Language: Português
- Abstract: A partir da década de 90, o Brasil desenvolveu diferentes estratégias de avaliação da educação superior, começando pelas universidades públicas. Surgiu o PAIUB (1994) que se caracterizou como um Programa construído pelas IES, com o objetivo de desenvolver um processo de avaliação institucional. Em 1996, foi introduzido o Provão, seguido de outros mecanismos avaliativos com a proposta de nivelar as IES em termos de qualidade que, no entanto, não atendeu aos objetivos. Este trabalho recupera essas experiências e traz subsídios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasileiro - SINAES, sancionado em 2004, discutindo os desafios e perspectivas decorrentes de sua implementação
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2006
- Source:
- Título do periódico: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação
- ISSN: 0104-4036
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 53, p. 425-436, out./dez. 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
POLIDORI, Marlis Morosini e MARINHO-ARAUJO, Claisy M e BARREYRO, Gladys Beatriz. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, n. 53, p. 425-436, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-40362006000400002. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Polidori, M. M., Marinho-Araujo, C. M., & Barreyro, G. B. (2006). SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 14( 53), 425-436. doi:10.1590/s0104-40362006000400002 -
NLM
Polidori MM, Marinho-Araujo CM, Barreyro GB. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira [Internet]. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2006 ; 14( 53): 425-436.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-40362006000400002 -
Vancouver
Polidori MM, Marinho-Araujo CM, Barreyro GB. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira [Internet]. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2006 ; 14( 53): 425-436.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-40362006000400002 - Evaluación de la educación superior brasileña: el SINAES
- Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB
- Policies for evaluation and regulation of higher education in Brazil (1995-2006)
- O NUPES e a avaliação da educação superior: concepções, propostas e posicionamentos públicos
- Reformas e avaliação da educação superior no Brasil (1995-2009)
- A "acreditação Mercosul" e a agenda interna da política de educação superior brasileira
- Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes
- Novas regulações na educação superior?: de acreditações, rankings internacionais e provas globais
- O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado
- Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: "Provão II" ou a reedição de velhas práticas?
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-40362006000400002 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas