Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva (2006)
- Autores:
- Autor USP: CROCHIK, JOSE LEON - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PRECONCEITO; IDEOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo estuda a atitude de alunos de Licenciatura a respeito da educação integrada/inclusiva. Parte da hipótese que o preconceito e a ideologia são fatores que impõem obstáculos à implantação e ao desenvolvimento dessa forma de educação. Foram aplicadas para 149 estudantes de Licenciatura das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas na cidade de São Paulo, as escalas de Manifestação de Preconceito, de Atitudes a respeito da Educacão Inclusiva, de Ideologia da Racionalidade Tecnológica e a Escala F, esta de Adorno et al. (1950). Com relação à educação integrada/inclusiva, os três grupos não diferiram significantemente entre si, demonstrando uma tendência levemente favorável- ainda que com restrições - a essa forma de educação- As correlações obtidas entre os escores dessas escalas indicaram que h:i diferenças entre os motivos que levam .10S posicionamentos dos alunos de Exatas, Humanas e Biológicas freme a essa modalidade de educação; nos alunos de Exatas, o preconceito é a variável mais importante entre as avaliadas; nos alunos de Biológicas, a ideologia da racionalidade tecnológica e a adesão implícita ao fascismo, avaliada pela escala F, são as variáveis mais associadas com a rejeição à educação inclusiva. Tais dados indicam que a questão da educação integrada/inclusiva deve ser abordada de modos diferentes nas Licenciaturas, de acordo com as carreiras, uma vez que a concordância ou não com esse tipo de educação está ligada a distintos fatores em cada uma delas
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia Argumento
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24 n. 46, p. 55-70, 2006
-
ABNT
CROCHICK, José Leon et al. Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva. Psicologia Argumento, v. 24 n. 46, p. 55-70, 2006Tradução . . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Crochick, J. L., Ferrari, M. D., Hrynieuwicz, R. R., Barros, O. N. de, & Nascimento, R. B. de. (2006). Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva. Psicologia Argumento, 24 n. 46, 55-70. -
NLM
Crochick JL, Ferrari MD, Hrynieuwicz RR, Barros ON de, Nascimento RB de. Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva. Psicologia Argumento. 2006 ; 24 n. 46 55-70.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Crochick JL, Ferrari MD, Hrynieuwicz RR, Barros ON de, Nascimento RB de. Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva. Psicologia Argumento. 2006 ; 24 n. 46 55-70.[citado 2024 abr. 23 ] - Hierarquia, violência e bullying entre estudantes da rede pública do ensino fundamental
- Sem título próprio...[Prefácio]
- Propostas pedagógicas em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação
- Aportes teóricos das pesquisas em psicologia social no Brasil: a teoria crítica da sociedade
- Notas sobre um recomeço: revista psicologia & sociedade (1996-2001)
- A obra de Freud... [Prefácio]
- Pesquisa e cotidiano escolar: preconceito e desempenho nas classes escolares homogêneas
- Apontamentos sobre o narcisismo da perspectiva da teoria crítica da sociedade
- A ideologia da racionalidade tecnológica e a personalidade narcisista
- Apontamentos sobre o texto "Educação após Auschwitz" de T. W. Adorno
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas