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Barreiras de adoção de internet banda larga em pequenas empresas (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: SÁ, LEONARDO FELIPE JAPUR DE - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: INTERNET; TECNOLOGIA (MODELOS); SERVIÇOS (QUALIDADE); PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A crescente influência que a internet tem trazido à população e às organizações do início do século XXI é, certamente, um dos fatos marcantes desta época. Por sua versatilidade e custo relativamente baixo, a internet tem se destacado como meio de comunicação na mais diversa formas, desde um simples e-mail à transmissão de imagem e som em tempo real. Todo este desenvolvimento não seria possível (pelo menos da forma que se conhece atualmente) se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para estas aplicações. Ou seja, evidencia-se a importância da internet em banda larga. No mercado de pequenas empresas (porém, não apenas neste mercado), constata-se que ainda há uma parcela significativa de usuários de internet discada que não aderiram à banda larga. Este trabalho tem o objetivo de identificar os motivos que provocam esta resistência (as chamadas barreiras de adoção). Para tanto, foi feita uma revisão da literatura sobre qualidade em serviço (seguindo a linha de pesquisa de Parasuraman, Zeithaml e Berry) e modelos de aceitação de tecnologia (seguindo a linha de pesquisa de Davis e Venkatesh) com seus respectivos desdobramentos. Baseado nesta literatura, este estudo foi composto de três partes: i) pesquisa qualitativa com um fornecedor de banda larga, ii) pesquisa qualitativa com usuários de internet discada e iii) pesquisa quantitativa com usuários e não usuários de internet. A pesquisaqualitativa com fornecedor foi focada no modelo de lacunas de qualidade (PARASURANAM et al., 1998). Nesta etapa, foram idenficados dois tipos de lacuna: controladas e não controladas. Enquanto as lacunas não controladas são consideradas pouco significativas como barreiras de adoção (podendo, no entanto, estimular o cancelamento do serviço), as lacunas controladas são barreiras bem conhecidas: preço e forma de precificação (fixo versus variável). Como as decisões do fornecedor buscam geração de valor, estas barreiras são mantidas em um nível controlado, procurando-se um equilíbrio entre volume e preço. A pesquisa qualitativa com usuário de internet discada foi focada na UTAUT (VENKATESH et al., 2003). Teve o objetivo de avaliar qualitativamente as percepções de usuários de internet discadas sobre o serviço de internet banda largam, à luz das dimensões de expectativa de desempenho, expectativa de esforço, condições facilitadoras e influência social. Nesta etapa, identificou-se claramente uma barreira na percepção de valor (custo/benefício) por parte dos potenciais clientes. A pesquisa quantitativa também foi focada na UTAUT, mas com algumas adaptações ao contexto. Foram identificados como fatores relevantes para diferenciar os usuários dos não usuários de banda larga: intenção de comportamento, viabilidade (construto análogo às "condições facilitadoras" da UTAUT original) e influência social. O resultado esperado (análogo à "expectativa dedesempenho") não foi significativo na diferenciação dos dois públicos, contrariando uma forte hipótese da UTAUT. Por fim, o fator de facilidade esperada (análogo à "expectativa de esforço") também apareceu como não significativo; porém, sob alguns critérios, este fator apresentou sinais de que pode diferenciar os dois públicos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.02.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SÁ, Leonardo Felipe Japur de. Barreiras de adoção de internet banda larga em pequenas empresas. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-104121/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Sá, L. F. J. de. (2007). Barreiras de adoção de internet banda larga em pequenas empresas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-104121/
    • NLM

      Sá LFJ de. Barreiras de adoção de internet banda larga em pequenas empresas [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-104121/
    • Vancouver

      Sá LFJ de. Barreiras de adoção de internet banda larga em pequenas empresas [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-104121/

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