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Efeitos das atividades diárias nos níveis de sonolência, em estudantes do ensino médio, trabalhadores e não-trabalhadores (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: TEIXEIRA, LILIANE REIS - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • DOI: 10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137
  • Subjects: SONO (FISIOLOGIA); ADOLESCENTES; TRABALHADORES; ESTUDANTES; MODO DE VIDA; SONO (FASES)
  • Agências de fomento:
  • Language: Português
  • Abstract: Introdução: A sonolência é descrita como a interação entre o momento circadiano para adormecer e o aumento da necessidade de sono, e está em geral, associada ao decréscimo do alerta, do tempo de reação, da memória, da coordenação psicomotora, do entendimento da informação, do tempo para se tomar decisões, da maior incidência de uso de substâncias estimulantes e de substâncias álcoolicas. Na adolescência, a sonolência limita as perspectivas dos adolescentes quanto ao seu desenvolvimento intelectual. Muito pouco se conhece sobre a percepção da sonolência em estudantes trabalhadores. Objetivo: Verificar variações da sonolência ao longo do dia e o possível impacto das atividades diárias e estilos de vida na sonolência em estudantes. Metodologia: A população estudada compreendem estudantes trabalhadores e não-trabalhadores, alunos do ensino médio do período noturno de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo, SP. Participaram estudantes entre 14 e 21 anos de idade incompletos. Os estudantes selecionados preencheram os questionários de : caracterização das condições de vida, saúde e sono, matutinidade-vespertinidade, caracterização das condições de trabalho e frequência alimentar. Em seguida foi realizada a obtenção de registros sobre o ciclo vigília-sono dos estudantes através de métodos subjetivos (protocolo diário de atividades, diário de sono e escala de sonolência) e objetivos (Actimetria).As variáveis sócio-demográficas, estilo de vida, condições de trabalho e do ciclo vigília-sono foram testadas através do test t-Student, ANOVA para três fatores (dia da semana, horário e trabalho), Qui-Quadrado de Pearson (X2) e análise de regressão. Resultados: 1) a duração média do sono nos dias da semana para os estudantes trabalhadores foi em torno de 7h, enquanto a duração do sono dos estudantes não trabalhadores foi em torno de 9h; 2) os padrões de sonolência de estudantes trabalhadores são diferentes dos estudantes não trabalhadores. verificamos que os estudantes trabalhadores são mais sonolentos que os estudantes não-trabalhadores no primeiro registro diário (07-09h) e no último (22-24h).
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.11.2006
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
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    • ABNT

      TEIXEIRA, Liliane Reis. Efeitos das atividades diárias nos níveis de sonolência, em estudantes do ensino médio, trabalhadores e não-trabalhadores. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137. Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Teixeira, L. R. (2006). Efeitos das atividades diárias nos níveis de sonolência, em estudantes do ensino médio, trabalhadores e não-trabalhadores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137
    • NLM

      Teixeira LR. Efeitos das atividades diárias nos níveis de sonolência, em estudantes do ensino médio, trabalhadores e não-trabalhadores [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137
    • Vancouver

      Teixeira LR. Efeitos das atividades diárias nos níveis de sonolência, em estudantes do ensino médio, trabalhadores e não-trabalhadores [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2006.tde-03042007-175137


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