Usos dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente (2006)
- Autores:
- Autor USP: BAUER, ADRIANA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDA
- Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; RENDIMENTO ESCOLAR (AVALIAÇÃO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; CURRÍCULOS E PROGRAMAS (AVALIAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem por objeto o uso dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) na formulação de ações de formação de professores, no âmbito das Diretorias Regionais da capital paulista. Dessa forma, o problema que guiou as reflexões que serão apresentadas foi analisar em que medida os resultados da avaliação sistêmica subsidiam a formulação de políticas de formação docente. Como suporte teórico foram utilizados autores que se dedicam ao estudo da temática da avaliação de políticas, bem como aqueles que refletem sobre a problemática da avaliação de sistemas e programas educacionais. A fim de iluminar a questão da articulação entre avaliação de sistema e formação docente e elucidar contradições percebidas por meio da leitura dos documentos oficiais sobre a política educacional mais geral, a pesquisadora optou por uma metodologia qualitativa, enfatizando o uso da enquête com caráter exploratório. Foi realizado um estudo em algumas diretorias regionais, a fim de observar o trabalho de formação realizado nessas instâncias. Os dados obtidos e sua análise, a partir da bibliografia pesquisada, sinalizam que o uso dos resultados do SARESP para a elaboração de ações direcionadas à formação docente depende da equipe responsável por essa formação no âmbito da Diretoria Regional. Verificou-se que as equipes têm dificuldades no entendimento dos resultados da avaliação, fato que pode ser uma das explicações para a diferenciação das açõesobservadas entre as diretorias. ) Além disso, muitas das ações realizadas na diretoria regional são desdobramentos de atividades de formação definidas pela Secretaria da Educação, toda a rede de ensino, indicando, particularmente a partir de 2002, uma tendência à centralização das ações de formação, as quais, inclusive, na opinião de alguns entrevistados, parecem ter sido definidas independentemente dos resultados das avaliações. É possível perceber algumas iniciativas locais que as diretorias buscam consolidar um movimento que privilegia ações de formação balizadas pelas necessidades dos professores evidenciadas pelos resultados da avaliação. No entanto, as informações coletadas, em seu conjunto, permitem inferir que a articulação entre os resultados do SARESP e a política de formação docente, da forma prevista nos documentos deste sistema, ainda está por ser consolidada
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.12.2006
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ABNT
BAUER, Adriana. Usos dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032008-110423/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Bauer, A. (2006). Usos dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032008-110423/ -
NLM
Bauer A. Usos dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032008-110423/ -
Vancouver
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