O teatro como veículo de educação e prevenção em saúde [resumo] (2006)
- Authors:
- USP affiliated authors: GALLO, PAULO ROGERIO - FSP ; REIS, ALBERTO OLAVO ADVINCULA - FSP
- Unidade: FSP
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE; TEATRO
- Language: Português
- Abstract: Dentre as várias possibilidades para divulgação de informações em saúde, o teatro surge como meio de comunicação que envolve múltiplas dimensões. No trabalho de educação essas dimensões não se justapõem, mas devem ser olhadas em sua relação de reciprocidade que podem provocar vários movimentos de práticas sociais nos grupos de jovens ou adolescentes. Na divulgação e educação em saúde através do teatro, as ações estão carregadas de intencionalidade no sentido de efetivação de um projeto educacional que possa de alguma forma contribuir significativamente para a formação crítica do sujeito enquanto cidadão. Para isso, formou um grupo de estudos no Departamento de Saúde Materno-Infantil da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP-USP. Esse grupo é formado por 20 alunos/atores da Companhia Art-Sampa e as aulas ministradas pelo primeiro autor deste trabalho. A coordenação fica sob responsabilidade dos outros autores respectivamente, e na mesma ordem pelos Laboratório de Saúde Mental Coletiva- LASAMEC e Laboratório de Áudio- LAUDIO. O grupo reúne-se semanalmente pelo período de quatro horas de estudos, tendo como foco dos encontros a reflexão a definição do conceito “saúde” bem como suas variantes. Temas como prevenção à DSTs e HIV/AIDS; gravidez precoce, uso de drogas e outros temas que estão na moda pela mídia são abordados cada qual em textos específicos. Esses textos são levados à escolas públicas da cidade de São Paulo, onde após as apresentações, abre-se um fórum com os alunos para debate sobre questionamentos que surgem a partir do espetáculo.Nesses fóruns, são colhidas dúvidas que ainda persistem, pois assim retornamos ao grupo de estudos para melhorar os textos.Também como fruto desse trabalho, ficou em cartaz pelo período de um ano no auditório de um hospital na Avenida Paulista a peça “Brincando com a vida”.Texto baseado na historia de um adolescente que suicidou-se após consumir droga, e retrata de forma cômica o cotidiano de uma família tradicional, onde a figura paterna exerce o controle social. Pudemos perceber que mesmo com acesso à informações sobre saúde, essas ainda não estão veiculadas de forma que os jovens as compreendam e incorporem-nas para seu cotidiano. Mais estudos são necessários sobre o tema
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2006
- Source:
- Título do periódico: Ciência & Saúde Coletiva
- ISSN: 1413-8123
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. esp., 2006
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
-
ABNT
SILVA, Paulo André da e REIS, Alberto Olavo Advíncula e GALLO, Paulo Rogério. O teatro como veículo de educação e prevenção em saúde [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 20 abr. 2024. , 2006 -
APA
Silva, P. A. da, Reis, A. O. A., & Gallo, P. R. (2006). O teatro como veículo de educação e prevenção em saúde [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. -
NLM
Silva PA da, Reis AOA, Gallo PR. O teatro como veículo de educação e prevenção em saúde [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. 2006 ;( esp.):[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Silva PA da, Reis AOA, Gallo PR. O teatro como veículo de educação e prevenção em saúde [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. 2006 ;( esp.):[citado 2024 abr. 20 ] - Asthma mortality: comparative analysis in São Paulo, Brazil [resumo]
- Mortalidade por asma no município de São Paulo, Brasil: influência do clima [resumo]
- A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo
- A humanização na saúde como instância libertadora
- Características de seguimento pré-natal, do parto e do recém-nascido de adolescentes grávidas, município de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil, 1995
- A humanização na saúde como instância libertadora
- Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]
- Declarações de nascidos mortos no município de São Paulo: avaliação descritiva do preenchimento
- A humanização na saúde como instância libertadora
- Triagem auditiva neonatal: necessidade ética ou evidência científica? [resumo]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas