Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo] (2006)
- Authors:
- USP affiliated authors: GALLO, PAULO ROGERIO - FSP ; REIS, ALBERTO OLAVO ADVINCULA - FSP
- Unidade: FSP
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESCOLAS; ESTUDANTES; ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO
- Language: Português
- Abstract: Educação em Saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: A experiência da Escola de Saude Pública da Universidade de São Paulo Educação em Saúde parece ser o aprendizado das opções. Dar ao indivíduo e à comunidade os critérios para escolher entre as alternativas possíveis e tomar decisões mais saudáveis para seu próprio bem-estar pode ser uma das funções da educação formal num sistema educacional. Todas as pessoas têm um potencial para mudanças de comportamento e estilos de vida, desde que compreendam as razões e os benefícios dessas mudanças, e através desse olhar, buscamos informações que dessem a diretriz da seguinte pesquisa que teve como objetivo avaliar a formação em saúde dos alunos e alunas de 1ª a 4ª séries de ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 16 professoras, a diretora da escola, 2 secretários e 400 crianças matriculadas. Para a realização foram elaboradas duas etapas: a primeira de entrevistas e a segunda de jogos de associação livre em forma de dinâmica de grupo com a seguinte questão de base: Como a saúde pode ser representada para você?, tanto para professoras e funcionários bem como para as crianças. As respostas foram registradas por desenhos, colagens de recortes de revistas, e frases sobre o tema. Através da analise discursiva das representações sociais foi possível emergir que tanto professoras, funcionários e crianças compreendiam saúde como homeostase, e doença como antônimo de saúdeEm sua maioria, as informações que contribuíram para a construção do conceito saúde são oriundas da mídia televisiva, seguida da impressa e dos relatos orais familiares, que retratam a cultura local. Concluímos que a concepção de saúde ensinada na escola da rede pública pesquisada não contribui de maneira significativa para formação de pessoas críticas sobre o tema, e que a reprodução de falas de senso comum torna-se pratica social. Palavras Chaves: educação, saúde, prevenção
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2006
- Source:
- Título do periódico: Ciência & Saúde Coletiva
- ISSN: 1413-8123
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. esp., 2006
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
-
ABNT
SILVA, Paulo André da e REIS, Alberto Olavo Advíncula e GALLO, Paulo Rogério. Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 18 abr. 2024. , 2006 -
APA
Silva, P. A. da, Reis, A. O. A., & Gallo, P. R. (2006). Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. -
NLM
Silva PA da, Reis AOA, Gallo PR. Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. 2006 ;( esp.):[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Silva PA da, Reis AOA, Gallo PR. Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]. Ciência & Saúde Coletiva. 2006 ;( esp.):[citado 2024 abr. 18 ] - Asthma mortality: comparative analysis in São Paulo, Brazil [resumo]
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