A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum (2005)
- Autores:
- Autor USP: BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: DEFICIENTE AUDITIVO; INCLUSÃO SOCIAL
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: O tema inclusão tem sido muito discutido no meio escolar e, sendo o professor um elemento importante no processo, o presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a visão dos professores de ensino regular a respeito da inclusão da criança deficiente auditiva em classe comum, procurando identificar esses profissionais quanto a formação e experiência, e verificar o que sabem e pensam sobre deficiência auditiva, e ainda o que conhecem sobre inclusão escolar. Método: O universo da pesquisa compreendeu 1276 professores de Bauru- SP que atuam nas classes comuns em níveis de educação infantil e 1° ciclo do ensino fundamental. Para determinação do tamanho da amostra, adotou-se intervalo de confiança de 95% e faixa de variação de mais ou menos 7,00%. Isto levou a uma amostra equivalente a 196 desses profissionais (15,4% do universo), sendo 73 da rede de ensino estadual, 54 da particular e 69 da municipal. A coleta de dados foi realizada através de questionário, entregue pessoalmente aos professores, sorteados aleatoriamente e após uma semana todos (196) foram recolhidos. Resultados: Dos 196 (15,4% do universo) professores questionados, 83,16% (163) são a favor da inclusão do deficiente auditivo no ensino regular, 56,63% (111) têm curso superior; 55,85% (62) destes são formados em Pedagogia; 81,62% (160) sentem-se despreparados para atuar com o deficiente auditivo apesar de 45,91% (90) já terem atuado com estas crianças. Conclusão: Os cursos de formação dosprofessores não os prepararam devidamente para o exercício do Magistério conforme as exigências impostas pelo movimento de inclusão escolar; mas, mesmo assim a maioria dos professores é a favor da inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular, desde que sejam tomadas as providências necessárias
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
- Nome do evento: Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
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ABNT
BUFFA, Maria José Monteiro Benjamin e BEVILACQUA, Maria Cecília. A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum. 2005, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2005. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Buffa, M. J. M. B., & Bevilacqua, M. C. (2005). A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum. In Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. Bauru: HRAC-USP. -
NLM
Buffa MJMB, Bevilacqua MC. A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum. Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Buffa MJMB, Bevilacqua MC. A inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum. Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Implantes cocleares: impacto na (RE) habilitação da deficiência auditiva
- Ruído, comunicação e outras alterações
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