Exportar registro bibliográfico

Sistemas de numeração: um problema didático (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, ANGELA CRISTINA BONINI DOS - IME
  • Unidade: IME
  • Sigla do Departamento: MAT
  • Assuntos: SISTEMAS DE NUMERAÇÃO; EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Aborda o problema pedagógico referente ao ensino/aprendizagem de sistemas de numeração, dada a importância desse assunto e a dificuldade com que vem sendo tratado no ensino fundamental. Considerando a amplitude do tema, procurou-se estabelecer uma perspectiva para o problema, que abarcasse as razões históricas favorecedoras da consolidação do sistema de numeração hindo-arábico, a inevitabilidade de tal processo, bem como uma análise comparativa das vantagens e desvantagens dos diversos sistemas de numeração, abordagem essa construída a serviço das atividades didáticas realizadas, cujos resultados são apresentados ao final da dissertação. Com o intuito de dar subsídios teóricos à leitura de sistemas de numeração mencionados anteriormente, fez-se uso de pressupostos teóricos de Gaston Bachelard no que se refere principalmente ao conceito de obstáculo epistemiológico, bem como de abordagens sobre tal conceito estabelecidas por autores posteriores, fazendo com que a pesquisa utilizasse história e epistemologia da matemática para fins pedagógicos. Ao final, são apresentados exemplos de oficinas temáticas abordadas sob uma perspectiva histórico-epistemológica que, por meio da análise estrutural de diversos sistemas de numeração sob uma ótica bachelardiana, procuraram não somente dar consciência do processo histórico que levou à prevalência do atual sistema de numeração hindo-arábico, mas ainda discutir e problematizar as trajetórias dese processo emdiferentes culturas, com o intuito de propiciar a formação de um significado mais amplo para sistemas de numeração. Fazendo uso ainda das concepções epistemológicas de Bachelard, procurou-se em seguida analisar os resultados obtidos nas oficinas mencionadas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.01.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Angela Cristina Bonini dos. Sistemas de numeração: um problema didático. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-20210729-145008/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, A. C. B. dos. (2006). Sistemas de numeração: um problema didático (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-20210729-145008/
    • NLM

      Santos ACB dos. Sistemas de numeração: um problema didático [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-20210729-145008/
    • Vancouver

      Santos ACB dos. Sistemas de numeração: um problema didático [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-20210729-145008/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024