Letramento e trabalho pedagógico (2006)
- Autores:
- Autor USP: TFOUNI, LEDA VERDIANI - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72
- Assuntos: LETRAMENTO; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: No presente artigo, discutimos alguns conceitos de letramento, sobretudo os trazidos pela bibliografia de língua inglesa. Criticamos o modelo autônomo de letramento, destacando que ele referenda cientificamente a tese da grande divisa, e mostramos como a ideologia desse modelo reflete-se no discurso e no fazer pedagógico de professores do ensino fundamental do sistema educacional brasileiro. Apresentamos, em oposição, a abordagem sócio-histórica de letramento, tal como é proposta por Tfouni. De acordo com esta abordagem, deve-se separar alfabetização de letramento, sendo que este último - que é concebido como um processo que se insere em um "continuum" - é investigado tendo em vista as transformações que ocorrem em uma sociedade, quando suas atividades passam a ser permeadas por um sistema de escrita cujo uso é generalizado. Os postulados teóricos da análise do discurso francesa, associados a algumas das contribuições da psicanálise lacaniana, possibilitam-nos refinar os estudos sobre a questão da autoria relacionada ao letramento, em especial os conceitos de dispersão e de deriva, além de nos permitir mostrar que a autoria instala-se tanto nas produções lingüísticas orais quanto nas escritas. Refletimos, ainda, sobre o fato de a escola evitar a oralidade e nunca considerá-la como um recurso onde a autoria poderia instalar-se. Ressaltamos, por fim, que a proposta de uma abordagem discursiva de letramento não é idealista nem romântica, uma vez que a falta deoportunidades, a exclusão, e a conseqüente impossibilidade de ocupar posições discursivas dominantes são marcas da posição de sujeito não-alfabetizado, mesmo se tiver um grau de letramento mais alto
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Moçambrás
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 1, p. 36-51, 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva e TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e trabalho pedagógico. Moçambrás, v. 1, n. 1, p. 36-51, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Assolini, F. E. P., & Tfouni, L. V. (2006). Letramento e trabalho pedagógico. Moçambrás, 1( 1), 36-51. doi:10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72 -
NLM
Assolini FEP, Tfouni LV. Letramento e trabalho pedagógico [Internet]. Moçambrás. 2006 ; 1( 1): 36-51.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72 -
Vancouver
Assolini FEP, Tfouni LV. Letramento e trabalho pedagógico [Internet]. Moçambrás. 2006 ; 1( 1): 36-51.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72 - Universidade , linguagem e poder
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Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72 (Fonte: oaDOI API)
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