Letramento e autoria: uma proposta para contornar a questão da dicotomia oral/escrito (2005)
- Autor:
- Autor USP: TFOUNI, LEDA VERDIANI - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.18309/anp.v1i18.443
- Assuntos: LETRAMENTO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; COMUNICAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Apesar de ser ainda realidade distante do contexto de ensino/aprendizagem da maioria da população brasileira, este trabalho traz uma discussão sobre a noção de letramento comentando alguns recursos da tecnologia de informação aplicada à escrita, leitura e comunicação. Começo fazendo um sobrevôo sobre o conceito de letramento para, em seguida, discutir como o computador e a internet vieram não apenas modificar as condições de criação de texto escrito, mas também apresentar práticas de letramento que vão além de escrever e ler para incluir comunicação e reflexão crítica. Estarei aqui considerando, com visão uma tanto quanto positiva que, num futuro não muito distante, essa situação passe de puramente ficcional para real, no contexto de ensino e aprendizagem no Brasil
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Anpoll
- ISSN: 1414-7564
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 1, p. 125-141, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e autoria: uma proposta para contornar a questão da dicotomia oral/escrito. Revista da Anpoll, v. 18, n. 1, p. 125-141, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v1i18.443. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Tfouni, L. V. (2005). Letramento e autoria: uma proposta para contornar a questão da dicotomia oral/escrito. Revista da Anpoll, 18( 1), 125-141. doi:10.18309/anp.v1i18.443 -
NLM
Tfouni LV. Letramento e autoria: uma proposta para contornar a questão da dicotomia oral/escrito [Internet]. Revista da Anpoll. 2005 ; 18( 1): 125-141.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.18309/anp.v1i18.443 -
Vancouver
Tfouni LV. Letramento e autoria: uma proposta para contornar a questão da dicotomia oral/escrito [Internet]. Revista da Anpoll. 2005 ; 18( 1): 125-141.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.18309/anp.v1i18.443 - Letramento e analfabetismo
- Comentarios a respeito de um manifesto para a psicologia dialetica de klaus f. Riaegel
- Caracterizacao dos biologos que atuam em atividades nao docentes em ribeirao preto
- Adultos nao alfabetizados: diferenca ou deficit?
- Letramento e analfabetismo: a questao do trabalho
- Towards a literancy of the difference and equality
- Resenha sem título próprio
- A narrativa de ficção como repetição do mito individual
- Narrativas de crianças de ruas brasileiras: uma forma de falar de si mesmo
- E de mim que eu quero falar
Informações sobre o DOI: 10.18309/anp.v1i18.443 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas