Síndrome de Down: avaliação das habilidades comunicativa em crianças de zero a três anos (2006)
- Autores:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: SÍNDROME DE DOWN; CRIANÇAS
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A Síndrome de Down apresenta um quadro clínico polimorfo; que consiste numa combinação particular de anomalias, sendo o traço mais importante o retardo mental, as alterações do desenvolvimento e dificuldades para aprendizagem de um modo geral (Smith, 1985; Koiffmann et. al., 1996; Sanvito, 1997). O estudo avaliou as habilidades comunicativas de crianças com Síndrome de Down. MËTODOS: Foram participantes do grupo experimental 28 crianças de ambos os gêneros e faixa etária de zero a quarenta e seis meses que apresentam Síndrome de Down e o grupo controle foi composto de 28 crianças não portadoras da Síndrome de Down, pareados quanto ao gênero e idade, subdivididas em quatro subgrupos por idade. O tratamento estatístico usado foi o Kruskal-Wallis. As crianças, após o consentimento dos pais foram avaliadas por meio da observação clínica do comportamento comunicativo e aplicação do Inventário Operacionalizado Portage. Resultados: Os resultados indicaram que as crianças com Síndrome de Down apresentaram diferenças estatisticamente significantes em todas as áreas avaliadas, exceto para a área de socialização, na faixa etária maior de trinta e seis meses. Concluindo, este estudo favoreceu para o conhecimento das habilidades comunicativas destas crianças, bem como o perfil das demais áreas desenvolvimentais envolvidas neste processo. Conclusão: Acompanhar o desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down é fundamental, pois é necessário considerar nãosomente as características peculiares da síndrome e os traços pessoais e individuais, mas também realizar a análise das variáveis envolvidas no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, no intuito de planejar procedimentos terapêuticos que venham otimizar o potencial comunicativo destas crianças. Neste aspecto, considerar as áreas de desenvolvimento, motora, cognitiva, lingüística, autocuidados e socialização, proporciona condições para análise ) global do desenvolvimento, no qual o processo de comunicação se desenvolve
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
IEMMA, Elisa Pinhata e MAYER, M. G. G. e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Síndrome de Down: avaliação das habilidades comunicativa em crianças de zero a três anos. 2006, Anais.. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2006. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Iemma, E. P., Mayer, M. G. G., & Lamônica, D. A. C. (2006). Síndrome de Down: avaliação das habilidades comunicativa em crianças de zero a três anos. In Anais. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Iemma EP, Mayer MGG, Lamônica DAC. Síndrome de Down: avaliação das habilidades comunicativa em crianças de zero a três anos. Anais. 2006 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Iemma EP, Mayer MGG, Lamônica DAC. Síndrome de Down: avaliação das habilidades comunicativa em crianças de zero a três anos. Anais. 2006 ;[citado 2024 abr. 17 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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