Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas (2005)
- Autores:
- Autor USP: FERREIRA, MARIA C. T. R. - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.1590/s0103-65642005000200009
- Assuntos: INCLUSÃO SOCIAL; DEFICIENTES
- Idioma: Português
- Resumo: A inclusão social aborda questões como respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No caso de crianças com necessidades especiais, a inclusão abarca sua participação na sociedade em geral e, particularmente, em instituições de educação regular (inclusão escolar). Dada a relevância, atualidade e controvérsias, fez-se um estudo empírico e, dentro deste, um levantamento bibliográfico, a ser aqui apresentado. Palavras-chave foram investigadas no MEDLINE, PsycInfo e LILACS, principalmente de 1996-2003. Selecionaram-se trabalhos em periódicos, que tratam da inclusão de pessoas com necessidades especiais e/ou da prática dos profissionais de saúde nessa área. Recuperaram-se 19 artigos, 11 empíricos, conduzidos a partir de diferentes métodos de registro e análise. O tema mostrou-se polêmico, alguns, inclusive, defendendo a segregação. Profissionais de saúde ocupam lugar destacado, mas alguns autores valorizam também atividades fora do setting terapêutico. O estabelecimento de diagnósticos é visto paradoxalmente: tratamento/rotulação. A cultura é apontada como tendo papel central. Ainda, pessoas com necessidades especiais praticamente não são ouvidas. O que se evidencia é que, por se tratar de um processo social complexo, este deve ser discutido e efetivado com a participação de todos, para que pessoas com necessidades especiais, de fato, sejam capazes de participar e assumir nova posição social
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia-USP
- ISSN: 0103-6564
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 16, n. 4, p. 167-194, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
RORIZ, Ticiana Melo de Sá e AMORIM, Kátia de Souza e ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde T. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicologia-USP, v. 16, n. 4, p. 167-194, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Roriz, T. M. de S., Amorim, K. de S., & Rossetti-Ferreira, M. C. T. (2005). Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicologia-USP, 16( 4), 167-194. doi:10.1590/s0103-65642005000200009 -
NLM
Roriz TM de S, Amorim K de S, Rossetti-Ferreira MCT. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas [Internet]. Psicologia-USP. 2005 ; 16( 4): 167-194.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009 -
Vancouver
Roriz TM de S, Amorim K de S, Rossetti-Ferreira MCT. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas [Internet]. Psicologia-USP. 2005 ; 16( 4): 167-194.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009 - Vida em grupo na creche carochinha: 1989
- Pesquisa na universidade e a educacao da crianca pequena
- Como facilitar a interacao entre criancas em creches: uma nova proposta
- Processos dialogicos e a construcao da partilha na diade mae-bebe
- Momentos passados, presente e futuros da sociedade de psicologia de ribeirao preto
- Changings historical trends in the education of young boys institution
- Experiencia do centro brasileiro de investigacao sobre desenvolvimento e educacao infantil
- Analise do discurso de orientacao francesa: uma opcao metodlogica de analise de entrevista
- Organizando o meio para o desenvolvimento de interacoes em creches
- Investigacao da crianca em interacao social
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-65642005000200009 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001550484.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas