Relato de processo terapêutico em uma criança com hipótese diagnóstica de síndrome de Asperger (2006)
- Authors:
- USP affiliated authors: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB ; VITTO, LUCIANA PAULA MAXIMINO DE - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: SÍNDROME DE ASPERGER; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A categoria Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) é referente aos transtornos que se caracterizam por prejuízos severos e invasivos em diversas áreas do desenvolvimento como habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipados. Em 2002, houve uma revisão da terminologia, sendo que as denominações TID e distúrbios globais do desenvolvimento (DGD) foram modificados para transtornos globais do desenvolvimento (TGD). A Síndrome de Asperger, descrita em 1944, por Hans Asperger, é caracterizada principalmente por alterações do comportamento social, interesses específicos e peculiares, uso de fala pedante, presença de habilidades especiais, principalmente para matemática, ciência e grande capacidade de memória. Há discussão na literatura sobre o fato de ser a Síndrome de Asperger considerada uma variante de autismo, porém sendo mais prevalente (1:300), ao passo que a razão epidemiológica masculino/feminino é de 4:1. Na descrição original, Asperger afirma que esta condição se acompanhava por inteligência normal, boa criatividade e capacidade imaginativa. Sabe-SE, entretanto, hoje, que em cerca de 20% dos casos identificados há retardo mental em graus variados. Objetivo e Método: Considerando as descrições acima, este estudo tem por objetivo relatar um caso de uma criança, 9 anos, sexo feminino, com diagnóstico neurológico de transtorno global dodesenvolvimento e suspeita diagnóstica ainda não confirmada de Síndrome de Asperger. Os achados na avaliação fonoaudiológica e do acompanhamento terapêutico (terapia diagnóstica), quando comparados à literatura, apontam algumas características principais do quadro referido, principalmente no que se refere á linguagem e á comunicação. Resultados: A criança, neste processo, apresentou interesse especifico por documentários, fala estereotipada, dificuldade de contato de olho ) e dificuldade pragmática para iniciar e manter tópicos de conversação. Também apresentou, o que não é comum na Síndrome de Asperger, dificuldade de realizar a relação grafema-fonema, o que estava dificultando seu aprendizado escolar. No processo terapêutico fonoaudiológico, foram abordados os aspectos alterados na pragmática da criança e no estabelecimento do interesse pela escrita e suas relações, obtendo-se resultados satisfatórios
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Jornada Fonoaudiológica de Bauru
-
ABNT
BROGGIO, T. T. e DE VITTO, Luciana Paula Maximino e LOPES-HERRERA, Simone Aparecida. Relato de processo terapêutico em uma criança com hipótese diagnóstica de síndrome de Asperger. 2006, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2006. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Broggio, T. T., De Vitto, L. P. M., & Lopes-Herrera, S. A. (2006). Relato de processo terapêutico em uma criança com hipótese diagnóstica de síndrome de Asperger. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Broggio TT, De Vitto LPM, Lopes-Herrera SA. Relato de processo terapêutico em uma criança com hipótese diagnóstica de síndrome de Asperger. Anais. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Broggio TT, De Vitto LPM, Lopes-Herrera SA. Relato de processo terapêutico em uma criança com hipótese diagnóstica de síndrome de Asperger. Anais. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] - "Quem organiza uma antologia escreve sempre.... [Apresentação]
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