Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês (2006)
- Authors:
- Autor USP: FERRAZ, DANIEL DE MELLO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Subjects: LEITURA; LÍNGUA INGLESA; CINEMA; ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Language: Português
- Abstract: O principal objetivo dessa pesquisa é investigar a leitura de imagens pelo aluno universitário. Essa análise se deu nas aulas de inglês em dois ambientes universitários: uma universidade privada e uma pública ambas do Estado de São Paulo. A importância dos estudos da leitura através da imagem fílmica se dá pelo fato de influenciarem a realidade social. Vimos que esses estudos poderiam se inserir nos novos letramentos, ou seja, numa postura em relação ao educar onde interesses educacionais se engajem pela mudança social, diversidade cultural, igualdade econômica e direito político (Luke & Freedbody 1997:1). Esses estudos foram influenciados pelas teorias Freire que é reconhecido como um dos fundadores da pedagogia crítica. Similarmente importante foram os estudos da filosofia da linguagem que compuseram os estudos base dessa pesquisa e nos permitiram maior entendimento para análise e interpretação dos dados coletados. Alguns teóricos fundamentais para esse embasamento foram Derrida, Foucault, Bakhtin, Bourdieu, Giroux, Luke, Morin, entre outros.A primeira etapa consiste em analisar os discursos dos professores e dos alunos no que diz respeito ao que entendem por leitura. Através dos discursos analisados, discutimos também suas visões de pedagogia e letramento. A segunda etapa busca localizar processos de ruptura através de leituras que revelam construções de sentidos pelos alunos. A terceira e última etapa foca os estudos das imagens pelos alunos eprofessores através de suas visões do que esses estudos possam representar. Para a investigação e análise dos eventos, )realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico, ou seja, utilizamos algumas das premissas da pesquisa etnográfica, não seguindo, entretanto, estritamente seus métodos de pesquisa.As conclusões parciais revelam que em ambas as universidades há ainda 1. uma necessidade de rever a educação dentro dos novos conceitos de letramentos e pedagogia crítica. 2. que em ambas as universidades (mormente na uniA) ainda predominam paradigmas positivistas no ensino de leitura, 3. alunos e professores revelam, em muitos momentos, uma tendência a um reprodutivismo (Bourdieu 1982) e crítico-reprodutivismo (Saviani 1990) 4. em outros momentos, alunos e professores buscaram ao longo dos cursos processos de ruptura através de construções de sentidos
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.09.2006
-
ABNT
FERRAZ, Daniel de Mello. Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08082007-140125/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Ferraz, D. de M. (2006). Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08082007-140125/ -
NLM
Ferraz D de M. Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês [Internet]. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08082007-140125/ -
Vancouver
Ferraz D de M. Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês [Internet]. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08082007-140125/ - Educação de língua inglesa e novos letramentos: espaços de mudanças por meio dos ensinos técnicos e tecnológicos
- Árvores, famílias, ruas, rios, florestas e praças no museu de língua portuguesa: entrelaçamentos epistemológicos
- Reimagining neoliberalism, globalization, literature and language education: an interview with Prof. Dr. Diana Brydon [Entrevista]
- As mortes de Matheusa em uma notícia do Estadão: estudos interseccionais sobre preconceito, discriminação e violência física em relação à diversidade de gêneros
- Educando em tempos de pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
- Cinema e letramento visual em aulas de línguas estrangeiras
- Language, Literacy, and Education in Times of Crises: ‘Introductory’ Notes
- Vozes em movimento: narrativas sobre imigração e translinguismo na educação linguística
- Filosofias da linguagem pós-estruturalistas e decolonialidades: contribuições para a formação docente?
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas