O mapa no estudo do ambiente: uma proposta didática (2006)
- Autores:
- Autor USP: GIUSTI, MARCOS NICOL - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLG
- Assuntos: CARTOGRAFIA (HISTÓRIA); MAPAS (USO); GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); MEIO AMBIENTE (ESTUDO E ENSINO)
- Idioma: Português
- Resumo: O tema central da nossa monografia é a utilização do mapa e dos recursos cartográficos no estudo da Geografia. O trabalho está organizado em três partes principais. Na primeira parte apresentamos as principais correntes teórico-filosóficas, que subsidiam a prática construtivista no trabalho pedagógico da construção do conhecimento, do qual participam professor e aluno. Ainda nesta parte, voltamos a nossa atenção para a prática educativa no ensino da Geografia finalizando com uma menção da proposta dos livros didáticos. No Capítulo II, após uma introdução sobre a história do desenvolvimento da Cartografia, passamos à consideração da utilização pedagógica do mapa no ensino da Geografia. No Capítulo III, apresentamos um ensaio de proposta de atividade com mapas e outras representações para o estudo do ambiente. Dirigimos o nosso foco para seqüências didáticas que abordam o estudo do relevo e da água. Apoiamos a nossa proposta em duas situações didáticas, uma delas com professores da rede estadual de ensino fundamental e médio e a outra decorrente da nossa experiência dentro de sala de aula como professor de Geografia em séries do IIº ciclo do Curso Fundamental
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.09.2006
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ABNT
GIUSTI, Marcos Nicol. O mapa no estudo do ambiente: uma proposta didática. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Giusti, M. N. (2006). O mapa no estudo do ambiente: uma proposta didática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Giusti MN. O mapa no estudo do ambiente: uma proposta didática. 2006 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Giusti MN. O mapa no estudo do ambiente: uma proposta didática. 2006 ;[citado 2024 abr. 20 ]
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