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Discursos sobre a inclusão escolar: a espera do efeito Janus (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: ALAMINOS, CLAUDIA - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO PARA DEFICIENTES; PRECONCEITO (EDUCAÇÃO); INCLUSÃO SOCIAL (EDUCAÇÃO)
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho, cujo tema é a inclusão escolar, partiu da análise de um instrumento elaborado especificamente para esta pesquisa. Ele foi composto por duas etapas: a primeira consistia numa narrativa, realizada a partir de figuras as quais continham personagens com e sem deficiência. A segunda consistia na resposta a um questionário no qual se tornava explícito o interesse pela questão das deficiências e da inclusão escolar. O objetivo da pesquisa foi a depreensão dos discursos presentes nas produções escritas de alunos de sétimo ano do ensino fundamental e de segundo ano do ensino médio em duas escolas paulistas, uma particular e outra pública. Os dados foram analisados a partir do Paradigma Indiciário, formalizado por Carlo Ginzburg. O embasamento teórico se deu a partir dos conceitos foucaultianos de discurso, arqueologia e genealogia. Articulados com teorizações sobre preconceito, estes conceitos suscitaram a reflexão de que, se os discursos que regulam as práticas sociais e escolares em relação aos deficientes têm características ligadas ao preconceito e à segregação, esta não consiste em situação irreversível. Nossa hipótese inicial era de que receberíamos respostas mais preconceituosas e estereotipadas nas redações do que nos questionários, uma vez que, pelo fato dos informantes não estarem advertidos do objeto da pesquisa, tenderiam a ser mais sinceros na expressão de seus preconceitos. Surpreendentemente, observou-se um maiornúmero de respostas preconceituosas nos questionários do que nas narrativas, a que levantou uma nova hipótese. ) A adolescência, na contemporaneidade, não segue mais os modelos que levam à obediência de padrões pré-estabelecidos, fato que os teria levada a responder de modo diverso daquele que poderiam supor ser a expectativa da pesquisadora. Paralelamente, hoje em dia presencia-se também a adesão a causas que são embasadas pela ética e pelo bem estar dos que vivem no planeta. Assim sendo, o presente trabalho sugere a substituição dos modelos prontos a serem seguidos proporcionados pelas leis e pela ciência, pela instauração de uma discursividade que possibilite a convivência ética entre deficientes e não deficientes.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.07.2006

  • How to cite
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    • ABNT

      ALAMINOS, Cláudia. Discursos sobre a inclusão escolar: a espera do efeito Janus. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Alaminos, C. (2006). Discursos sobre a inclusão escolar: a espera do efeito Janus (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Alaminos C. Discursos sobre a inclusão escolar: a espera do efeito Janus. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Alaminos C. Discursos sobre a inclusão escolar: a espera do efeito Janus. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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