O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência (2006)
- Authors:
- Autor USP: CHECCHIA, ANA KARINA AMORIM - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: PSICOLOGIA ESCOLAR; ADOLESCÊNCIA; ENSINO FUNDAMENTAL; ESCOLAS
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a versão de jovens alunos de classes populares sobre a experiência escolar na adolescência, com base em uma abordagem crítica em Psicologia Escolar. O procedimento da pesquisa envolveu a realização de seis encontros em grupo, inspirada na proposta de Grupos Focais, e entrevistas individuais com oito estudantes da oitava série do Ensino Fundamental de uma escola estadual em São Paulo, pertencentes a classes populares. Diante disso, atentou-se para o discurso dos jovens sobre: a) a condição de alunos adolescentes, b) a relação entre os participantes do processo educacional, c) a vivência do dia-a-dia escolar e d) a qualidade do ensino. Nesta pesquisa, os adolescentes enfatizam a necessidade de romper com a imagem pejorativa que lhes é socialmente atribuída e valorizam o debate sobre educação e política. Preocupam-se com a qualidade do ensino nas escolas públicas e ressaltam a relevância em se propiciar a comunicação entre os participantes do contexto escolar; apresentam como propostas para melhoria do quadro educacional o efetivo incentivo do Governo à Educação e o investimento na infra-estrutura das escolas e na formação de professores. Revelam uma experiência escolar predominantemente atravessada pela não-escuta, desrespeito e humilhação, em um contexto no qual se reproduzem estereótipos relativos à adolescência; e explicitam uma articulação entre rótulos vinculados à condição de adolescentes e à de alunos declasses populares. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão dos processos escolares, bem como indicar caminhos teórico-metodológicos que rompam com a hegemonia da naturalização da adolescência no campo da Psicologia, enfatizando-se a constituição social e histórica desses fenômenos
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.06.2006
-
ABNT
CHECCHIA, Ana Karina Amorim. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Checchia, A. K. A. (2006). O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/ -
NLM
Checchia AKA. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/ -
Vancouver
Checchia AKA. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/ - O ensino na Educação Superior e na Extensão Universitária em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e possibilidades
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