Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais (2006)
- Autores:
- Autor USP: CARREGARI, ANDRE LUIZ - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SEM
- Assuntos: AERODINÂMICA (ANÁLISE); TURBULÊNCIA; DINÂMICA DOS FLUÍDOS
- Idioma: Português
- Resumo: Dois dos principais objetivos no estudo da aerodinâmica de veículos comerciais são a redução no consumo de combustível e o aumento na eficiência da refrigeração do motor. Esses objetivos podem ser alcançados através do desenvolvimento de dispositivos que modifiquem o escoamento do ar ao redor do veículo e também através da alteração da forma das superfícies externas. A inclinação das superfícies da parte traseira de um ônibus, por exemplo, tem grande influência sobre a esteira turbulenta que se forma atrás do veículo. O uso de ferramentas computacionais permite uma redução de custo e maior flexibilidade na análise aerodinâmica de autoveículos. Ainda é preciso, no entanto, que o resultado dessas ferramentas computacionais seja verificado com o maior número possível de casos para que se possa escolher e ajustar o modelo matemático de forma adequada. O objetivo do presente trabalho é a verificação dos resultados computacionais e experimentais no desenvolvimento de metodologias que visem à redução no consumo de combustível e aumento na eficiência da refrigeração do motor. Foram comparados resultados experimentais e computacionais do escoamento sobre um modelo de um ônibus comercial em escala 1:17,5. Para a realização do experimento foi utilizado um túnel de vento de seção aberta, onde foram analisadas as distribuições de pressão nas superfícies da carroceria e o arrasto aerodinâmico. Para o teste computacional, foi utilizado um software de dinâmica dosfluidos computacional em que as equações de Navier-Stokes com média de Reynolds são resolvidas pelo método dos volumes finitos usando um modelo de turbulência RNG 'capa'-'épsilon'
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2006
- Data da defesa: 29.05.2006
-
ABNT
CARREGARI, André Luiz. Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23082006-090843/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Carregari, A. L. (2006). Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23082006-090843/ -
NLM
Carregari AL. Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais [Internet]. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23082006-090843/ -
Vancouver
Carregari AL. Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais [Internet]. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23082006-090843/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas