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Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: FERREIRA, LUCIANO MALDONADO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SET
  • Assuntos: PONTES DE CONCRETO (CONFIABILIDADE); MÉTODO DE MONTE CARLO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O aumento nos limites de pesos estabelecidos pela legislação brasileira e o surgimento de novas combinações de veículos de carga nos últimos anos tornam necessária a verificação da segurança estrutural das pontes quando submetidas ao tráfego real. Este trabalho verifica o desempenho das obras de arte sob jurisdição do DER-SP através do índice de confiabilidade 'beta' e obtém limites para o peso de caminhões de modo a não comprometer sua integridade estrutural. São consideradas as superestruturas das pontes em concreto armado ou protendido, classes 36 e 45. Verifica-se o estado limite último nas seções transversais mais solicitadas por momento fletor positivo e negativo. No caso de pontes em concreto protendido, acrescenta-se o estado limite de formação de fissuras. Para a representação do tráfego real, é desenvolvido um modelo de carregamento móvel com base em pesagens de caminhões efetuadas em rodovias do estado de São Paulo. Admite-se a presença simultânea de veículos sobre a ponte e diferentes relações entre seus pesos. Os parâmetros estatísticos da resistência são determinados através da técnica de Monte Carlo. Apresenta-se os limites de peso em forma de equações, denominadas ECPLs (equações comprimento-peso limite), aplicáveis a quaisquer grupo de eixos consecutivos. Os resultados indicam restrições à circulação de algumas composições, especialmente ao rodotrem de 740 kN e 19,80 metros de comprimento. Considerando-se apenas o estado limite de serviço,as obras de arte classe 45 apresentam menores limites de peso devido à ponderação de ações durante o projeto
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.05.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      FERREIRA, Luciano Maldonado. Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-27072006-110602/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Ferreira, L. M. (2006). Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-27072006-110602/
    • NLM

      Ferreira LM. Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto [Internet]. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-27072006-110602/
    • Vancouver

      Ferreira LM. Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto [Internet]. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-27072006-110602/

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