A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas (2006)
- Autor:
- Autor USP: PEROSA, GRAZIELA SERRONI - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/s0104-83332006000100005
- Subjects: SOCIALIZAÇÃO; ESCOLA PARTICULAR; ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO FEMININA
- Language: Português
- Abstract: Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e ex-professoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Cadernos Pagu
- ISSN: 0104-8333
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 26, p. 87-111, jan./jun. 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
PEROSA, Graziela Serroni. A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas. Cadernos Pagu, n. ja/ju 2006, p. 87-111, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-83332006000100005. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Perosa, G. S. (2006). A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas. Cadernos Pagu, ( ja/ju 2006), 87-111. doi:10.1590/s0104-83332006000100005 -
NLM
Perosa GS. A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas [Internet]. Cadernos Pagu. 2006 ;( ja/ju 2006): 87-111.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-83332006000100005 -
Vancouver
Perosa GS. A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas [Internet]. Cadernos Pagu. 2006 ;( ja/ju 2006): 87-111.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-83332006000100005 - Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
- Miséria de condição e miséria de posição
- Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas
- No ano em que o livro Os Herdeiros completa 50 anos de publicação... [Apresentação]
- Resenhas
- Trajetórias de escritores e os saraus literários nas periferias de São Paulo
- O espaço das desigualdades educativas em São Paulo e em Recife
- Família e escola na socialização de meninas
- Cadernos de resolução de problemas 2012
- Contribuição para uma história de Os Herdeiros: entrevista com Monique de Saint-Martin
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-83332006000100005 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas