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Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: PERES, CRISTIANE MARTINS - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; MEDICINA; ENSINO SUPERIOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Estudos recentes apontam para a importância de investigações mais abrangentes sobre o universo da formação médica, ressaltando que essa não é constituída somente de habilidades e procedimentos, mas, principalmente, por um complexo quadro de atitudes. Percebe-se que a carga horária do curso é extenuante e, mesmo assim, muitos estudantes se envolvem com a infinidade de atividades extras durante a sua formação, construindo vasto currículo paralelo. Este estudo objetivou investigar as concepções dos estudantes de uma Faculdade de Medicina sobre as vivências, peculiaridades e papéis das atividades extracurriculares durante a formação médica. A investigação foi orientada pela abordagem qualitativa e estruturada em três etapas: pré-inquérito por meio da aplicação de questionário aos estudantes do 1° ao 6° ano de Medicina (n=423); entrevistas individuais, segundo roteiro semi-estruturado (n=24) e entrevistas em dois grupos focais constituídos por três encontros (n=14). Na 1ª etapa do estudo, os resultados apontaram que 90% dos participantes do 2° ano até o 4° ano do curso participam de atividades extracurriculares que estão vinculadas ao contexto universitário e despendem, em média, mais de 8h semanais. A participação em ligas acadêmicas foi a atividade mais freqüentemente relatada pelos estudantes do 1° ao 4° ano, sendo que "aproximar da prática médica" foi o principal motivo apontado nesse quesito. Em relação ao 5° e ao 6° ano, as participações em atividades deiniciação científica e monitorias foram as mais relatadas e motivadas pela "contribuição para o currículo". A Atlética, entidade estudantil que objetiva a participação em competições desportivas, obteve o envolvimento constante dos estudantes durante todos os anos do curso. Os dados advindos das entrevistas individuais revelaram que os estudantes de medicina identificam seu envolvimento com atividades extracurriculares como tentativa de preencher ) lacunas curriculares, suplementar o curso, integrar-se com os colegas de diferentes anos, atenderem indagações profissionais futuras e/ou proporcionar o distanciamento do cotidiano médico. A utilização da estratégia em grupo focal, alicerçada na abordagem do Sociodrama Educacional, possibilitou que conflitos e contradições, relativos ao cotidiano da formação médica, acabassem por emergir. Apesar dos benefícios apontados pelos estudantes, os dados levantados evidenciam sentimentos de insegurança e conflitos decorrentes da dificuldade deles em conciliar as atividades extracurriculares, o lazer e o curso. Além disso, as percepções dos estudantes sugerem a necessidade premente de ocupação, do tempo livre que serve como possível "linha de fuga" diante das contradições e insatisfações advindas do vulnerável período do curso médico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.07.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PERES, Cristiane Martins. Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15032007-145459/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Peres, C. M. (2006). Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15032007-145459/
    • NLM

      Peres CM. Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15032007-145459/
    • Vancouver

      Peres CM. Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15032007-145459/


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