Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso (2005)
- Authors:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: HIPERATIVIDADE; DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
- Language: Português
- Abstract: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo pela vida. A característica essencial deste Transtorno é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento (CID-IV). O diagnóstico diferencial é realizado por uma equipe multidisciplinar, sendo necessária observação minuciosa dos comportamentos da criança e exclusão de fatores sociais, pessoais e/ou qualquer tipo de transtorno mental que justifiquem os sintomas. J.B.P., idade atual 8 anos, chegou à Clínica de Fonoaudiologia, com queixas de aprendizagem e comportamento, trazidas pela escola e familiares. Na avaliação fonoaudiológica, encontramos: Linguagem Oral, alterações a nível fonético-fonológico, não sendo observadas alterações sintático-semânticas e pragmáticas; Linguagem Escrita, atraso na leitura e escrita, com dificuldades em decifração do código gráfico e compreensão; nos Aspectos Perceptuais, encontramos alteração nas provas auditivas e as provas Visuais não evidenciaram alterações; o Teste de Consciência Fonológica, mostrou dificuldades na Consciência Silábica, Manipulação Silábica e Consciência de Fonemas. Também foram encontradas alterações no Processamento Auditivo Central, nas habilidades de memória seqüencial para sons verbais, figura-fundo para sons não-lingüísticos e lingüísticos e resolução temporal. A hipótese de o P.apresentar um quadro de TDAH foi levantada por um médico neurologista. Foi aplicado o questionário "Critérios Diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade"(DSM-IV) e o resultado indicou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Tipo Combinado. Entretanto, a avaliação psicológica ressaltou que tais dificuldades estão extremamente relacionadas a aspectos do desenvolvimento afetivo e relacional da criança e da ) psicodinâmica familiar com falhas no processo de formação de identidade da criança. Os resultados encontrados na avaliação clínica evidenciaram que o diagnóstico de TDAH não é simples, sujeito a falhas se não realizado com responsabilidade e conhecimento. A atuação multidisciplinar foi a chave para a conclusão do caso
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Jornada Fonoaudiológica
-
ABNT
MANTOVANI, D. A. et al. Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. 2005, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2005. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mantovani, D. A., Franco, A. J., Abramide, D. V. M., & Crenitte, P. A. P. (2005). Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Mantovani DA, Franco AJ, Abramide DVM, Crenitte PAP. Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Mantovani DA, Franco AJ, Abramide DVM, Crenitte PAP. Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Conhecimento dos professores do ensino fundamenteal sobre a gagueira
- Programa de compreensão leitora em adolescentes: tradução e adaptação
- Dificuldade escolar: fator que interfere no hábito de leitura
- Adaptação e normalização da bateria neuropsicológica Luria-Nebraska em crianças de 8 anos e 11 meses
- Dificuldade escolar: fator que interfere no hábito de leitura
- O conhecimento dos professores de 1 a 4 série do ensino fundamental quanto ao distúrbio da linguagem escrita
- Sinais e sintomas sugestivos de TDAH em crianças expostas ao metal chumbo
- Atividades educativas em escolares de Rondônia: relato de experiência
- Avaliação dos transtornos de aprendizagem por meio da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska
- CD-ROM as a tool for continuing education of elementary school teachers in written language
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas