Estudo da relação entre expressão e compreensão em crianças com alteração de linguagem (2005)
- Authors:
- Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: LINGUAGEM (ALTERAÇÃO); APRENDIZAGEM PERCEPTOMOTORA; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: Os estudos sobre a compreensão da linguagem são mais restritos quando comparados com os de expressão, principalmente quando se trata da compreensão de crianças com alterações de linguagem. Parece que é sempre mais difícil verificar o quanto a compreensão dependeu muito mais de pistas contextuais do que da informação lingüística propriamente dita. O objetivo deste estudo foi comparar as Habilidades Comunicativas (expressão) com as Habilidades de Compreensão de crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. Foram avaliadas 25 crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem de 18 a 48 meses, divididas em 5 faixas etárias. O instrumento de avaliação utilizado foi o PROC - Protocolo de Observação Comportamental (Zorzi & Hage). Foi realizada análise qualitativa das Habilidades Comunicativas (HC) e de Compreensão (C), assim como análise quantitativa por meio da comparação da pontuação obtida nos itens citados. Foi realizada análise estatística descritiva, obtendo-se valor mínimo, máximo, mediana e média da pontuação obtida nos itens HC e C. Os resultados indicaram que as crianças da faixa etária de 18 a 23 meses, 24 a 29 meses e 30 a 35 meses apresentaram melhor desempenho no item compreensão quando comparado com o item HC. Já as crianças da faixa etária mais velha (36 a 42 meses e 43 a 48 meses) apresentaram melhor desempenho no item HC quando comparado com o item Compreensão. Pode-se concluir do estudo que a verificação das habilidades de compreensão emcrianças pequenas (até 3 anos) envolveu a execução de ordens ligadas ao contexto imediato, já para crianças mais velhas (acima de 3 anos), envolveu a compreensão lingüística propriamente dita (duas ordens não relacionadas). Assim, as habilidades de compreensão podem se mostrar melhores que as de expressão em crianças menores pelo fato da compreensão estar vinculada ao contexto imediato
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Jornada Fonoaudiológica
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ABNT
MANTOVANI, D. A. e ZORZI, Jaime Luiz e HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Estudo da relação entre expressão e compreensão em crianças com alteração de linguagem. 2005, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2005. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Mantovani, D. A., Zorzi, J. L., & Hage, S. R. de V. (2005). Estudo da relação entre expressão e compreensão em crianças com alteração de linguagem. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Mantovani DA, Zorzi JL, Hage SR de V. Estudo da relação entre expressão e compreensão em crianças com alteração de linguagem. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Mantovani DA, Zorzi JL, Hage SR de V. Estudo da relação entre expressão e compreensão em crianças com alteração de linguagem. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Distúrbio específico do desenvolvimento da linguagem: subtipos e correlações neuroanatômicas
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